O aquecedor de água elétrico mais comum é o que vem embutido no chuveiro, mas no mercado existem outras opções que ajudam a esquentar a água em pontos de uso como torneiras, bidês e duchas higiênicas, por exemplo.
Vale mencionar que além do aquecedor do chuveiro, existem dois modelos de aquecedores de água elétricos: o aquecedor de água elétrico de passagem e o aquecedor de água elétrico de acumulação.
A forma de aquecimento da água no chuveiro o caracteriza como um aquecedor elétrico de passagem, pois a água “passa” pela resistência, que a esquenta e libera aquecida.
Um aspecto importante sobre esse tipo de aquecimento elétrico é que ele não interfere na temperatura da água de outros pontos de consumo. Ou seja, essa resistência que está no chuveiro e é responsável por aquecer a água, não aquece a água da torneira do banheiro, por exemplo.
Então, se você quer optar pelo aquecedor de água elétrico de passagem, precisará ter um chuveiro elétrico e, nos pontos de uso que você quiser ter água quente, deverá comprar um aquecedor elétrico individual, de tal forma que cada torneira, ducha higiênica ou outro ponto contará com o seu próprio aquecedor.
Vale mencionar que se você tem uma torneira monocomando ou duplo comando, poderá regular a temperatura no mecanismo da torneira e também no próprio aquecedor.
Além disso, os modelos que você acha no mercado normalmente tem de 2 a 3 opções de temperatura. Nossa dica é que você mantenha selecionado o morno, pois dificilmente você necessitará da água muito quente para lavar as mãos no banheiro ou a louça na cozinha, concorda?
Esse detalhe ajuda a economizar energia, pois você já entrega para a torneira uma temperatura agradável para uso e não precisa ficar ajustando a temperatura da água, principalmente em torneiras monocomando e duplo comando.
No caso do aquecedor de água elétrico por acumulação, como o próprio nome sugere, a água fica acumulada em um boiler e lá é aquecida por resistências para então ser distribuída para os pontos de consumo da residência.
Isso mesmo, esse tipo de aquecimento fornece água para mais de um ponto de consumo, justamente por conta da sua capacidade de armazenamento.
Porém, como você já deve ter notado, esse modelo de aquecedor elétrico necessita de uma instalação mais robusta, inclusive de tubulações específicas para suportar as altas temperaturas da água aquecida.
Tem um preço acessível (passagem)
Seu custo de instalação é baixo (passagem)
A água é aquecida no próprio local de saída (passagem)
Fornece água quente para mais de um ponto de uso (acumulação)
Não necessita de uma tubulação específica (passagem)
A manutenção é simples e não precisa ser frequente, normalmente basta apenas trocar as resistências quando elas queimam (passagem)
A temperatura da água é sempre agradável (passagem e acumulação)
A água esquenta mais rápido do que no aquecedor a gás de passagem (passagem e acumulação)
É possível encontrar no mercado diversas opções de tamanhos e potências (passagem e acumulação)
Utilização assertiva da água (passagem e acumulação).
A escolha assertiva de um aquecedor de água elétrico passa pela análise de alguns dados importantes. Confira:
Avaliar a sua demanda de água quente é essencial para identificar se você precisa de um aquecedor de água elétrico de passagem ou acumulação.
Se você necessita de água quente em um ou dois pontos de uso na sua casa, como a torneira do banheiro e a torneira da cozinha, por exemplo, os modelos de passagem podem muito bem te atender.
Agora, se você precisa de água quente para torneiras, bidês, duchas higiênicas e chuveiros de toda a casa, a opção de acumulação, com uma boa capacidade de reservatório, é a mais indicada.
Nesse sentido, analise os pontos que listamos em um tópico mais acima e defina qual aquecedor de água elétrico é o ideal para o seu lar.
Para abastecer diversos pontos de uso da sua casa, como já mencionado no tópico anterior, o modelo de acumulação é o mais recomendado, então a capacidade do reservatório é critério essencial na escolha do aparelho.
Isso porque, se você optar por um aquecedor de água elétrico pequeno, pode não ter água quente para todos os pontos.
Nesse sentido, para definir a capacidade do reservatório do seu aquecedor de água elétrico de acumulação você deve considerar o número de pessoas que utilizam e precisa identificar uma média de consumo de água quente.
Nada mais é do que a conversão de energia elétrica em outra energia útil, ou seja, quanto de energia um produto consome para realizar o seu trabalho.
No caso do aquecedor de água elétrico, quanto maior sua potência, maior é a quantidade de calor que ele gera para aquecer a água.
O espaço disponível para instalação também deve ser avaliado, pois os modelos de passagem são mais compactos, já as opções de acumulação, dependendo da capacidade de armazenamento, necessitam de um espaço maior, sendo geralmente instalados em lavanderias ou áreas de serviço.
Desta forma, se você precisa de um aquecedor de água elétrico de acumulação, mas não tem espaço para o boiler que irá armazenar a água, pode ser necessário optar por outro tipo de aquecimento que não use reservatório, como o aquecedor de água a gás, por exemplo.
Alguns aquecedores de água elétricos têm pressão de 2 m.c.a até 20 m.c.a. Isso quer dizer que, para operar bem, eles precisam trabalhar com esse mínimo e máximo de pressão da água.
Se a pressão não atingir o mínimo ou mesmo se ultrapassar o máximo indicado, você pode ter problemas com o aquecedor, por isso a necessidade de ficar atento a essa informação.
Nesse sentido, existem opções de aquecedores de água elétricos de baixa pressão e alta pressão, ou seja, que operam com a água que vem da caixa d’água ou com a água que vem do abastecimento da rua.
É primordial respeitar o mínimo e máximo de pressão recomendado pelo fabricante para o produto funcionar perfeitamente e não apresentar problemas com o passar do tempo.
Independente se é um aquecedor de água elétrico de passagem ou acumulação, analisar se ele tem a etiqueta do Procel e/ou Inmetro é indispensável, pois indica se ele tem uma boa eficiência energética ou não.
Nesse sentido, o Selo Procel de Economia de Energia indica ao consumidor os produtos com os melhores níveis de eficiência energética dentro da sua categoria e a etiqueta do Inmetro classifica os aparelhos em mais ou menos eficientes, indo de A (mais eficiente) até E (menos eficiente).
Um detalhe que precisa ser mencionado é que, no modelo de acumulação, quanto maior for a capacidade de armazenamento de água quente, maior será o consumo de energia elétrica para aquecê-la e conservá-la na temperatura ideal.
Se você gosta de ter mais opções de temperaturas para ajustar conforme a demanda de uso, fique atento à quantidade de temperaturas disponíveis para selecionar, principalmente nos aquecedores de água elétricos de passagem.
Alguns modelos vêm apenas com uma temperatura, o que pode ser muito quente para algumas pessoas e agradável para outras.
O melhor aquecedor de água elétrico é aquele que atende a sua demanda de água quente.
Entretanto, algumas informações tornam uma opção melhor do que a outra, como a questão do uso eficiente de energia elétrica e a sua capacidade de aquecimento, por exemplo.
Lorenzetti e Fame.