As duchas higiênicas tem conquistado cada dia mais o mercado. Na realidade elas já existem há muito tempo, mas tinham outro nome e design: bidê (parecido com o vaso sanitário). Elas também são chamadas de chuveirinho, e tem como principal função auxiliar na higiene íntima.
É um acessório prático e de fácil manuseio, amplamente recomendado por higienizar com mais eficácia, quando comparado ao papel higiênico.
E para te ajudar a optar pela melhor ducha higiênica, apresentamos a seguir as informações mais relevantes.
Na opção com derivação, ao invés de receber água fria de um cano normal, a ducha higiênica é alimentada pela caixa acoplada do vaso sanitário ou pela pia. Por isso, ela é uma ótima alternativa se você deseja adquirir esse modelo, mas não quer fazer reformas.
Ou seja, o grande diferencial da ducha higiênica com derivação é a possibilidade de instalação além da conexão direta com o cano na parede.
No caso da ducha higiênica sem derivação, ela apenas pode ser instalada direto no encanamento da parede.
O modelo de ducha higiênica sem registro tem conquistado diversos consumidores pela praticidade de uso no dia a dia, por não sobrecarregar esteticamente o visual do produto e por evitar respingos e risco de vazamentos.
Já a opção com registro é mais comum, auxiliando no controle do fluxo de água e nas possíveis situações de manutenções.
A ducha higiênica convencional é o modelo apenas com saída de água fria. Ela é uma boa escolha se onde você mora tem um clima mais quente. Caso contrário, pode ser necessário optar por um modelo com água aquecida.
Como o próprio nome sugere, ela é conectada à energia elétrica e alguns tipos permitem até a regulagem da temperatura. Um ponto importante em relação às demais é que a ducha higiênica elétrica necessita um ponto de energia e um disjuntor separado para sua instalação.
A ducha higiênica com misturador é a opção com água fria e quente em uma mesma estrutura. Essa água quente normalmente vem de um sistema de aquecimento, que pode ser elétrico, a gás ou solar.
Além disso, é interessante mencionar que no modelo monocomando é possível mudar entre quente e frio em um único registro; já a ducha higiênica duplo comando vem com dois registros, um para regular a água quente e o outro para ajustar a água fria.
Antes de partir para o modelo de ducha higiênica em si, você precisa analisar alguns pontos. O primeiro deles é se você tem um sistema de aquecimento (elétrico, a gás ou solar). Se você optar por uma ducha higiênica com misturador, por exemplo, e não tem um sistema próprio de aquecimento da água, deverá providenciar essa instalação.
Por se tratar de um sistema complexo e bastante trabalhoso, é recomendado que você contrate um serviço especializado para garantir que tudo será feito com qualidade e que funcionará perfeitamente.
Avalie também a decoração do banheiro, os tipos de duchas higiênicas (com ou sem derivação, com ou sem registro, convencional, elétrica, com ou sem misturador) e as possibilidades de materiais (plástico, metal, borracha ou fibra).
Não esqueça de definir a cor, o que também dependerá do layout do seu banheiro. De qualquer forma, as cores mais usadas e desejadas são o cromado, dourado, e rose gold. A ducha higiênica preta se destaca justamente por combinar com qualquer proposta, desde um ambiente mais minimalista até um mais retrô.
Além disso, verifique se o modelo de ducha escolhido permite controlar a pressão e quantidade de água. Algumas opções vêm com restritor de vazão, uma peça interna útil em casos onde a água da rede vem com muita pressão. Se na sua casa a pressão é baixa, fique atento para retirar essa peça para ela não prejudicar o funcionamento da ducha.
E claro, é interessante que a ducha higiênica tenha na pistola algum recurso que permita aumentar ou reduzir a saída de água, para uma limpeza tranquila.
Ainda sobre a pistola, você precisa definir qual sistema de abertura prefere, a maioria é ½ de volta ou ¼ de volta.
Também analise se a instalação é simples e sem complicações. Importante que o modelo escolhido tenha todas as peças necessárias para uma instalação completa e segura. Se você não conseguir instalar sozinho, vale a pena contratar um profissional para garantir um serviço de qualidade.
E por fim, não esqueça de verificar as marcas e suas respectivas avaliações de outros clientes. Isso é algo que dá certo trabalho, mas te ajuda a ter mais confiança e assertividade na compra de produtos.
Se você continua na dúvida de qual modelo de ducha higiênica adquirir, confira todas as nossas opções!