O melhor em pias e cubas do mercado
A cuba para banheiro é sinônimo de evolução da linha de louças sanitárias. Isso porque, assim como os demais cômodos da casa, o banheiro se tornou evidente e demandou do mercado esse avanço quanto ao design e qualidade das peças.
Saímos do tradicional modelo de pia com mármore sintético (um clássico) para cubas dos mais variados formatos, materiais, tamanhos, cores e estilos. O momento de cuidado consigo mesmo merece uma peça funcional e bonita.
E se você está em busca de uma cuba para banheiro, os pontos que listamos a seguir podem contribuir para uma escolha mais assertiva.
A cuba para banheiro de sobrepor é embutida, porém, suas bordas “transbordam” acima da bancada, ficando visíveis. É como se ela deslizasse para dentro da bancada e sua fixação é feita por cima. É uma boa opção se você deseja que a cuba fique em evidência.
Como o próprio nome sugere, o modelo de embutir é encaixado por baixo da bancada, de tal forma que as bordas não ficam visíveis. É uma opção muito procurada por conta do espaço que otimiza em cima da bancada.
Desta forma, você tem os itens de higiene sempre à mão ou mesmo pode investir em elementos decorativos para deixar em cima.
A grande característica da cuba semiencaixe é a borda na parte da frente que se sobressai, ficando para fora da bancada. Esse “avanço” da estrutura da cuba para fora colabora para uma percepção de amplitude da bancada, sendo válido principalmente em locais pequenos ou com móveis com profundidade reduzida.
É o modelo de cuba que fica literalmente apoiado em cima da bancada do banheiro. Como fica em destaque neste ambiente, as opções de cuba de apoio que você encontra são modernas e versáteis, podendo criar diversas combinações no local.
Um ponto que você precisa ficar atento é que como ela ocupa espaço, a bancada deve ser ampla e um pouco mais baixa para compensar a altura da cuba.
Esse é um tipo de cuba para banheiro pequeno bastante interessante, já que não há necessidade de uma bancada para apoiá-la, pois ela é fixada diretamente na parede.
Ao optar pela cuba suspensa, você pode investir em algum armário ou prateleira para colocar os itens de higiene. De qualquer forma, é uma opção compacta e válida se o local é limitado e a bancada não faz falta.
Pouco comum, a cuba de piso é charmosa e pode contribuir para a composição de um ambiente diferenciado. Isso porque, sua estrutura é uma só, do chão até o lavatório e sua fixação é feita no piso. É uma peça robusta, porém compacta, ocupando pouco espaço, normalmente menos de um metro quadrado.
A cuba esculpida é uma das mais desejadas por conta da personalização e design sofisticado. O grande diferencial dela é o ralo que fica escondido abaixo de uma placa da mesma matéria-prima usada para fabricá-la.
É um modelo maravilhoso por conta que você pode mandar fazer do seu jeito, sob medida, com o material e formato que você deseja.
Entretanto, existem alguns aspectos bem importantes que você deve estar ciente antes de mandar fazer a sua. O primeiro delas é quanto ao alto custo.
Como ela é sob medida e, na maioria das vezes, produzida com materiais nobres como mármore, porcelanato ou granito, pode ser muito mais cara do que uma cuba de cerâmica, por exemplo.
O outro ponto é a limpeza. Ela é mais difícil de limpar porque você precisa retirar a placa para acessar o ralo da cuba e ainda, como os cantos são retos, também acumulam sujeira mais do que o normal.
E ainda, é necessário avaliar bem as opções de torneiras ou misturadores, já que é uma cuba personalizada.
A cuba redonda é aquela peça que combina com qualquer lugar ou proposta arquitetônica. Além disso, por não ter cantos, a sua limpeza é facilitada.
O único cuidado que você deve ter ao escolher esse formato é quanto ao espaço disponível na bancada. As opções redondas ocupam muito espaço. Se o seu banheiro é amplo e a bancada é grande, o tamanho da cuba não será problema.
Se o espaço é limitado, o redondo talvez não seja a melhor opção, pois para inserir no seu ambiente você precisaria optar por um modelo bem pequeno, prejudicando o espaço para fazer as atividades na cuba, como escovar os dentes ou lavar o rosto, por exemplo.
O tipo de cuba para banheiro quadrada carrega consigo um ar moderno e elegante. Por contar com recortes retos, linhas, também é um modelo bastante procurado. Se comparado à opção redonda, é mais funcional e ocupa menos espaço, permitindo que seja utilizada em mais composições de interiores.
O modelo oval não é tão comum quanto o quadrado, mas também é usado para criar locais modernos e aconchegantes. O bacana dessa opção é o tamanho, principalmente se você quer conforto na hora de usá-la, sem respingos na bancada ou chão, por exemplo.
Na mesma linha da cuba oval, a cuba para banheiro retangular é uma das mais escolhidas por conta da sua proporção e design.
Não é qualquer bancada que “serve” para esse tipo de cuba, mas se o espaço não é um problema no seu banheiro, então você pode usar com tranquilidade a cuba retangular.
Existem inúmeras possibilidades de materiais para as cubas de banheiro e para te ajudar, listamos os principais e pontuamos algumas informações sobre cada um a seguir.
Vidro: é durável e de fácil limpeza e manutenção. Além disso, é atemporal e pode ser combinado com diversos outros materiais como madeira, alumínio, etc. E ainda, é uma boa opção para lugares pequenos, gerando o efeito de amplitude
Pedra: é uma matéria-prima pouco usada em cubas, mas que, dependendo do modelo, proporciona estilo e requinte. O cuidado deve estar presente na limpeza, utilizando apenas produtos neutros para aumentar sua durabilidade
Cerâmica: ela colabora para criar um ambiente aconchegante e artesanal e garante um aspecto de elegância ao local por conta do acabamento em alto brilho. É naturalmente higiênica e fácil de limpar, mas você precisa ficar atento, pois ela é mais quebradiça do que alguns materiais
Madeira: se você é apaixonado por madeira, gostará de saber que existem opções de cubas produzidas com esse material. O rústico se une ao sofisticado para criar um lugar acolhedor. Apenas um detalhe: como a madeira trabalha com o calor e a umidade, lembre-se de impermeabilizar a cuba para garantir sua beleza e resistência
Concreto: sua maior característica é a durabilidade atrelado ao ar refinado que oferece ao local. Literalmente é uma peça que, com alguns cuidados, pode durar muitos anos
Mármore sintético: ele se sobressai se comparado ao mármore natural no quesito resistência, justamente por conta dos materiais presentes em sua composição. É forte contra manchas (tem baixa porosidade) e impactos, além de ser fácil de limpar
Porcelana: é um material que se destaca pela beleza. Elegante, delicada e tradicional, a porcelana é resistente a riscos, manchas e produtos químicos, porém necessita de cuidado para evitar choques e danos mais fortes
Aço inox: é pouco usado no banheiro, porém você encontra modelos com toda a durabilidade que o aço inox pode proporcionar. Lembre-se que existem algumas possibilidades de inox, entre elas, o inox polido, o inox alto brilho, o inox acetinado e o inox escovado.
O ambiente precisa ser analisado antes de comprar sua cuba para banheiro. Verifique os elementos decorativos como as peças sanitárias que já existem, pois o ideal é que todos fiquem em harmonia.
Ainda sobre o espaço, confira o tamanho, já que isso é crucial para optar por uma cuba grande ou pequena, por exemplo.
O próximo passo é selecionar o formato e tipo de cuba que você quer. Se for necessário, revise os tópicos anteriores onde falamos sobre eles e pesquise para visualizar cada um, assim a escolha será mais fácil.
Depois, defina o material que mais combina com o seu banheiro, mas que também atenderá suas demandas de uso, limpeza, resistência, etc. Dependendo do material selecionado, não é possível inovar nas cores. Contudo, nos casos em que você tem possibilidades de cores, é necessário passar também por essa etapa.
Gosto não se discute, mas o básico funciona muito bem. Cores neutras e clássicas como branco, bege, cinza, preto e marrom são boas opções, mas fica a seu critério a cor ideal.
A torneira também deve fazer parte dessa avaliação, já que é muito fácil se perder nos modelos e acabar comprando uma que não dá certo com determinada cuba.
E por fim, considere nessa análise o custo e complexidade de instalação. Claro que algumas opções você talvez consegue instalar sozinho, mas o ideal é contratar um profissional especializado para realizar o serviço.
Gostou das nossas dicas para acertar na escolha da sua cuba para banheiro? Não deixe de conferir todas as opções de cubas que temos!