Antes de falarmos sobre os tipos mais comuns de ralos para banheiro, é importante deixarmos claro o significado e diferenças entre o ralo e a grelha.
O ralo é a parte funcional do sistema de drenagem, ou seja, é a estrutura responsável por receber a água que escorre pela grelha e assim destinar essa água para o encanamento adequado.
Já a grelha (tampa), que também podemos chamar de acabamento, é a parte protetora e estética que cobre o ralo e que permite a passagem da água enquanto retém resíduos.
O ralo seco tem esse nome por conta do seu funcionamento. Ele não tem o cano com a curvatura (sifão), de modo que a água passa por ele e segue pela tubulação do banheiro, ficando com sua caixa seca.
Ele ainda é um modelo bastante utilizado dentro do box, justamente porque é uma opção compacta, mas seu uso só é indicado se você tiver uma caixa sifonada.
Ou seja, o ideal é que, ao instalar um ralo seco dentro do box, você tenha fora do box uma caixa sifonada, assim todo cheiro que poderia subir pelo ralo, não sobe, pois a caixa sifonada faz o trabalho de impedi-lo.
Dessa forma, se você não tem uma caixa sifonada no banheiro ou se mesmo com ela você nota o retorno de odores pelo ralo, você tem dois caminhos: quebrar o piso e instalar um ralo sifonado ou adquirir um adaptador para ralo que funciona como uma espécie de sifão.
No mercado você acha modelos de adaptadores que evitam o mau cheiro, sendo uma opção acessível e que elimina a necessidade de quebra-quebra.
O ralo sifonado, também conhecido como ralo molhado, tem um sifão (tubulação com curvatura) e no seu fundo tem um pouco de água, que impede que o mau cheiro suba pela grelha para o banheiro.
Além disso, ele é muito parecido com a caixa sifonada, entretanto, tem apenas um encanamento de saída e a entrada de água se dá apenas pela grelha (tampa).
Ele também pode ser utilizado dentro do box, principalmente quando não se tem a caixa sifonada fora do box ou se mesmo com a caixa sifonada você sente odores retornarem pelo esgoto.
A caixa sifonada é, de certa forma, uma versão maior do ralo sifonado, pois também tem um compartimento com água limpa armazenada, de modo que quando ela se mistura com a água suja, evita que os cheiros desagradáveis subam para o ambiente.
Contudo, sua maior diferença em relação ao ralo sifonado é que ela também tem uma saída, mas recebe várias tubulações de esgoto, como, por exemplo, do vaso sanitário, da pia e até mesmo do chuveiro.
Nesse sentido, se mesmo com uma caixa sifonada ou ralo sifonado você notar o retorno do cheiro ruim, verifique se existe água no compartimento. Se não tiver, basta preencher para o cheiro desagradável acabar.
Isso porque, a água tem papel fundamental no funcionamento do sifão. Sem ela, não tem como ser criada a barreira que impede que os odores subam para o local.
Vale mencionar que a caixa sifonada pode ser instalada fora do box, dentro do box (o que é pouco comum), na cozinha ou em área de serviço, por exemplo.
Dica 01: a altura do armazenamento de água da caixa sifonada (fecho hídrico) precisa ter no mínimo 0,05m (5 cm), conforme a Norma 8160, caso contrário, o cheiro ruim pode voltar pelo ralo.
Dica 02: se você vai construir e quer instalar um ralo linear no box, mas não sabe como fazer em relação à caixa sifonada, dentro do box você pode usar um ralo seco ou ralo sifonado e instalar a caixa sifonada do lado de fora do box. E ainda, lembre-se de optar por uma grelha para a caixa sifonada que possibilite o acesso ao ralo para limpeza e/ou manutenção.
O ralo linear sempre foi muito utilizado em áreas externas como garagem e piscina e, com o passar do tempo e a evolução dos projetos de arquitetura, ganhou novas propostas e passou a ser usado também no banheiro e em outras áreas internas.
Como o próprio nome sugere, ele é um tipo de ralo em linha e você encontra no mercado opções de 30 cm até 120 cm e também consegue mandar fazer sob medida.
Entretanto, não é apenas o banheiro que pode contar com esse produto diferenciado. Espaços gourmet, áreas hospitalares, cozinhas industriais e salas de banho, por exemplo, são ambientes onde o ralo linear pode ser utilizado.
Além disso, ele não necessita de muita profundidade para sua instalação e, dependendo da escolha da grelha (acabamento), pode ficar bastante discreto no local.
Ele também facilita a queda e o escoamento da água, permitindo uma drenagem eficiente ao longo de uma linha. Apenas fique atento ao modelo, pois alguns tipos costumam dar trabalho na limpeza.
Na instalação, lembre-se que essa opção de ralo precisa do rebaixo para poder ser instalado corretamente (o rebaixo é feito no momento de fazer o contrapiso).
E ainda, como o ralo linear normalmente é um ralo seco, não esqueça de conectá-lo a uma caixa sifonada para evitar o retorno do mau cheiro. Ou, você pode optar por um modelo com sifão incluso, tudo depende do espaço que você tem para instalação.
Por fim, em relação aos tipos de ralos lineares, você acha no mercado opções de ralo linear oculto (o acabamento é o mesmo do piso do local onde ele é instalado) ou com a grelha exposta (como os modelos em inox) e geralmente eles são fabricados em plástico ou inox.
O ralo click é amplamente usado em cubas e pias de banheiros, mas também existem opções que podem ser instaladas no chão, e esses são o nosso foco.
Prático e funcional, basta apertá-lo com os pés para que ele destrave e a água comece a escoar. Depois, após finalizar seu banho, basta apertar novamente sobre a área indicada para o ralo ser vedado.
Ele é uma solução interessante para lavatórios, cubas e chuveiros, porém pode acumular sujeira na fenda, entre a parte inferior e superior, dificultando o processo de limpeza.
Mesmo que seu design ajude a impedir que cheiros ruins retornem pelo encanamento, é válido instalar um modelo que possibilite o uso da caixa sifonada, ou então, se não há espaço suficiente, que ele seja conectado a uma caixa sifonada fora do box, por exemplo.
O ralo oculto, também conhecido como ralo invisível, é uma das opções de ralo para banheiro mais desejado em projetos modernos e sofisticados, pois se camufla com o revestimento escolhido para o piso do banheiro.
Basicamente esse modelo conta com uma grade de proteção para a caixa e com uma estrutura que o cobre e que receberá a argamassa e o revestimento definido para o chão do box.
Nesse sentido, ele fica discreto e quase imperceptível, pois o seu acabamento é o mesmo utilizado em todo o banheiro ou no box. Como o material é o mesmo, a única coisa visível é o recorte entre o ralo oculto e o piso, que permite que a água escorra para a tubulação.
Os formatos mais comuns são os ralos ocultos quadrados, retangulares ou lineares e os tamanhos são diversos.
O único detalhe negativo dele é a limpeza, pois você precisa desencaixar a grelha (tampa) para efetuar a limpeza e, dependendo do modelo, essa tarefa pode ser trabalhosa.
O melhor ralo para banheiro é aquele que atende sua demanda de escoamento da água ao mesmo tempo que agrega esteticamente à decoração desse local.
Dessa forma, banheiros maiores, como com dois chuveiros, necessitam de um ralo mais robusto, justamente para atender a vazão de água quando duas pessoas tomarem banho ao mesmo tempo, por exemplo.
Em relação ao formato e acabamento, o ralo linear e o ralo oculto são os mais procurados por conta do design moderno e pela funcionalidade, já que algumas opções contam com acessórios que evitam que o mau cheiro volte, bem como, que cabelos e outras sujeiras desçam para o encanamento com a água.
Nesse sentido, o melhor ralo para banheiro conta com três benefícios principais: design que combina com o ambiente, capacidade de escoamento que atende a rotina de uso e recursos que impedem o retorno do mau cheiro e o entupimento do ralo.
Se todos esses requisitos forem atendidos, você terá o melhor ralo para seu banheiro.
O tamanho do ralo para banheiro dependerá do tamanho do espaço, bem como, da quantidade de água que precisará ser escoada no momento de maior uso, como no exemplo do box com dois chuveiros sendo utilizados ao mesmo tempo.
Nesse sentido, se você tiver um banheiro grande, é interessante que visualmente o ralo acompanhe essa proporção. Isso claro, se você quiser que ele seja notado.
Porém, como já mencionado, não é apenas a estética que ditará o tamanho do ralo, mas sim a necessidade de vazão, sendo este ponto, o mais relevante.
Agora, se você tem um banheiro pequeno, com uma ducha, não é preciso colocar um ralo linear de 120 cm. Uma opção de 50 cm é uma ótima escolha, por exemplo.
Então, é válido ter equilíbrio na definição da proporção que o ralo terá no seu banheiro. E para não errar na escolha, use como critério primário a vazão, ou seja, quanta água ele precisará escoar simultaneamente, para depois definir o tamanho considerando a estética do ambiente.
A melhor posição é aquela que possibilita um perfeito escoamento da água. Ou seja, ele pode ser instalado no meio do box, desde que exista a queda no piso que favoreça o escoamento da água para o ralo.
Além disso, também é importante que o local permita a conexão adequada do ralo com a tubulação do banheiro e um acesso facilitado em caso de manutenção.
E claro, um detalhe que pode passar despercebido, mas que pode danificar o ralo, é ficar pisando em cima se ele foi instalado onde cai a água do chuveiro.
E é justamente por conta disso que ele é geralmente instalado próximo das paredes e longe de espaços de passagem, como a entrada do box, por exemplo.
O ralo para quintal é diferente do modelo usado em ambientes internos, como banheiro e área de serviço, por exemplo.
Isso porque, ele conta apenas com a base e a tampa (grelha), pois tem como função única captar e escoar a água para a tubulação pluvial.
Desta forma, o melhor ralo para quintal é aquele que permite uma maior captação e escoamento da água e também, que possibilita a limpeza sem muito esforço.
Em relação ao design, os ralos mais utilizados em quintais são os ralos lineares, pois podem ser comprados conforme a metragem necessária para o local e porque ficam discretos, principalmente se você optar por opções mais estreitas ou com o acabamento oculto, por exemplo.
O porta grelha é encaixado ou colocado acima do ralo seco, ralo sifonado ou caixa sifonada e funciona como uma espécie de moldura, onde é possível encaixar a grelha.
Além disso, ele também pode atuar como um acabamento, pois, dependendo do modelo, ficará como uma borda ao redor da grelha, após a instalação correta.
Vale mencionar que o ralo seco e o ralo sifonado vem geralmente com um design que permite o encaixa do porta grelha.
No caso da caixa sifonada, no mercado você encontra para comprar versões com porta grelha incluso ou apenas a caixa sifonada, sendo necessário adquirir o porta grelha separadamente.
O primeiro ponto é a questão de facilitar a limpeza, se você gosta de limpar o banheiro jogando água no chão,** um ralo fora do box** facilita bastante.
O segundo ponto é a questão da segurança. Se você tiver algum vazamento no vaso sanitário ou no encanamento da pia, consegue direcionar rapidamente a água para o ralo fora do box, sem deixar a água escorrer pelo banheiro todo.
Já o ralo dentro do box, ele é indispensável, pois sem ele não tem como escoar corretamente a água do chuveiro.
Para a área externa, os ralos são mais simples, mas isso não significa que qualquer tipo de ralo serve. Esses modelos não têm muitas peças ou acessórios, pois contam apenas com a base e a tampa, elementos essenciais para o escoamento da água.
No mercado você acha diversas opções, mas existem dois critérios relevantes para a escolha do ralo para área externa: a capacidade de captação/escoamento da água e a facilidade na limpeza.
Esses dois aspectos são os mais importantes, pois indicam se um tipo de ralo será eficiente na área externa ou não.
Se analisarmos o ralo de forma geral, sem distinguir o ralo seco do ralo sifonado, o ralo tem apenas uma tubulação de saída e a entrada de água ocorre por cima, através da grelha.
Já a caixa sifonada recebe vários canos de esgoto, como a água do chuveiro, do vaso sanitário e da pia, por exemplo, e ainda, pode ter a entrada de água também por cima, pela grelha.
Ou seja, a caixa sifonada é uma peça mais robusta quando comparada ao ralo, justamente porque recebe várias tubulações de esgoto, enquanto o ralo só tem uma entrada (por cima) e uma saída.
O ralo seco recebe a água pela grelha e a escoa rapidamente pelo encanamento, fazendo com que o seu compartimento interno fique seco.
Já o ralo sifonado, tem uma estrutura interna parecida com um sifão, de modo que um pouco da água limpa se armazena ali e quando o mau cheiro sobe, não consegue passar pela grelha, pois a água limpa faz o bloqueio dos odores.
Então, enquanto o ralo seco tem uma estrutura que permite a passagem rápida da água, o ralo sifonado tem o cano com a curvatura (sifão) que favorece o acúmulo de água e, consequentemente, evita o retorno do mau cheiro para o banheiro.
Além do escoamento adequado da água, o melhor ralo para garagem consegue suportar o peso da passagem de veículos.
Essa é uma característica relevante, pois indicará sua durabilidade e resistência ao ser utilizado nesse ambiente.
Agora que você já sabe mais sobre os ralos, navegue pela categoria e confira os melhores modelos e marcas disponíveis no site da Lumi!