O melhor em vasos sanitários do mercado
Antes de optar por um modelo de vaso sanitário, é interessante que você conheça os mais comuns do mercado, são eles:
O vaso sanitário convencional é aquela opção onde a bacia é instalada no chão e a caixa de descarga é instalada na parede, sendo recomendando principalmente para banheiros pequenos.
Um ponto que pode pesar na decisão é em relação à manutenção, já que ela pode ser mais complicada por conta do sistema ser embutido na parede.
Além disso, você precisa ficar atento, pois nesse modelo a água da caixa de descarga sai com bastante pressão e volume para eliminar os dejetos, resultando em um consumo maior de água.
A opção de vaso suspenso, como o próprio nome sugere, é fixada na parede, proporcionando um ambiente moderno e ousado. Uma grande característica desse modelo é que ele otimiza espaço e facilita na hora de limpar o banheiro.
Outro ponto é que ele pode ter a tubulação de esgoto diferente: enquanto as opções comuns possuem a saída dos tubos na direção vertical, você encontra modelos suspensos com saída na direção horizontal.
O que destaca o vaso sanitário monobloco é que ele conta com a bacia e a caixa de descarga na mesma peça, sendo um único produto, sem emendas ou encaixes. Por ser uma opção mais robusta, é indicado para banheiro grandes.
Diferente do modelo convencional, o vaso sanitário com caixa acoplada conta com a descarga externa, usando a base da bacia para acoplar. Como ela tem um fluxo de água menor, gera economia e sua instalação não demanda furos na parede, mantendo o visual clean e bonito do local.
O vaso sanitário para PNE (Pessoas com Necessidades Especiais) tem um design diferenciado para facilitar o uso e proporcionar mais mobilidade na hora da higienização. Ele conta com uma abertura na parte da frente da bacia para que a própria pessoa se higienize ou conte com o auxílio de alguém.
O vaso sanitário inteligente conta com recursos tecnológicos para ajudar ainda mais no momento de utilizá-lo. Cada modelo e marca oferece funcionalidades diferentes, mas de modo geral, as principais funções são:
Abertura automática do assento
Ducha higiênica acoplada
Lava e seca as partes íntimas
Acionamento manual ou automático da descarga
Sensor de presença
Esterilização UV para eliminar bactérias, germes e vírus
Aromaterapia
Controle de temperatura e pressão da água
Sistema que elimina maus odores
Assento térmico.
É um tipo de bacia muito completa e que com certeza fará diferença no seu dia a dia.
A opção de vaso sanitário com sistema a vácuo é umas das mais sustentáveis devido ao consumo extremamente baixo de água a cada descarga. Na prática, ao invés de usar a água para empurrar tudo para o sistema de esgoto, ele utiliza a pressão para aspirar.
Agora que você já conhece as possibilidades mais comuns de vasos sanitários, é interessante que você também fique por dentro dos formatos.
Oval: é um dos mais usados e clássicos, sendo um modelo básico e funcional
Redondo: a proposta do vaso redondo é diferenciada, já que ele tem um design impactante que, se atrelado a cores mais vivas e fortes, por exemplo, cria um ambiente inovador
Quadrado: o modelo quadrado se destaca por seus cantos retos e bem desenhados, sendo muito utilizado para criar espaços modernos.
O primeiro ponto que você deve analisar é a composição do seu banheiro quanto ao design. Ele conta com elementos decorativos mais neutros ou coloridos? As formas e linhas são mais retas ou arredondadas?
Tudo isso deve ser avaliado para facilitar na decisão do formato do vaso sanitário, bem como, a cor dele.
Outro ponto bem importante é o objetivo que você tem em relação ao modelo de vaso sanitário. Se você quer otimizar espaço, a opção de vaso suspenso é interessante; se quer economizar água, o vaso com sistema a vácuo é uma ótima escolha. Agora se você quer ter praticidade na hora da manutenção, o modelo com bacia acoplada garante agilidade e fácil acesso para efetuar os reparos necessários.
Também analise as opções de materiais: cerâmica, metal ou louça. É válido considerar os prós e contras de cada material e assim optar pelo que mais atente sua demanda.
Quanto à instalação, não esqueça de verificar se a saída de esgoto é vertical ou horizontal, já que isso impacta na escolha do vaso por conta do sistema de saída dele.
E por fim, defina também o formato, que pode ser redondo, quadrado ou oval, considerando os aspectos que listamos no tópico anterior.
Você não precisa seguir essa ordem de análise que apresentamos, mas o ideal é avaliar todos esses critérios para que a decisão seja assertiva.
Escolher uma, dentre tantas marcas, pode ser complicado. Entretanto, sempre recomendamos o básico que funciona: pesquise e leia as considerações de outros clientes, não só com foco no produto, mas também na marca.
Essa avaliação traz mais segurança e tranquilidade na decisão, já que esse é o tipo de produto que compramos com o intuito de usar por muitos anos.
Sobre a melhor marca de vaso sanitário, não há uma, mas algumas que se destacam pela credibilidade e qualidade como a Deca e a Docol.
Claro que seu gosto pessoal precisa ser considerado, já que não adianta você optar por uma marca, mas ela não ter uma opção da sua preferência. O equilíbrio está em escolher um modelo do seu gosto com a qualidade que uma marca consolidada pode oferecer.
Continue sua navegação pela categoria e confira todas as novidades de vasos sanitários das melhores marcas!