Dicas

Válvula reguladora de pressão: o guia completo sobre o assunto

Publicado em 19.12.2018 | comentários

Como diminuir a alta pressão da água em redes hidráulicas

Embora a maioria das dificuldades com pressão hidráulica apareçam quando ela está baixa, a alta pressão da água também pode ser um grande problema. Ela pode gerar vazamentos e diminuir a vida útil de equipamentos, além de dificultar as tarefas do dia a dia.

Em vez de você conseguir usar a água facilmente na sua rotina, sendo um auxílio para você, ela irá respingar por todas as direções e dependente o quão forte ela for pode até causar certo desconforto.

A alta pressão d’água na rede de encanamento se caracteriza pelo forte fluxo de água em torneiras, como já mencionado, mas também pela água vazando por cima do chuveiro, vazamentos em registros e em máquinas de lavar. Além disso, ela causa o desgaste de válvulas e conexões internas, tanto quanto rachaduras nos próprios canos.

Abaixo traremos alguns cuidados que você deve tomar com o encanamento da sua residência, a melhor solução para a alta pressão de água, e dicas na hora da instalação de um regulador de pressão de água.

Cuidados rotineiros

Antes de tomar qualquer medida para abaixar a pressão que vem na sua água encanada, certifique-se de que todos os tubos e canos estão em boas condições. Isso porque caso eles forem antigos, é comum que possa haver alguma fissura ou rompimento.

Se essa maior pressão da água estiver atuando nesse encanamento por muito tempo, é bem provável que ela já tenha causado algum vazamento ou rachadura.

Sendo assim, é importante verificar a tubulação antes, para que quando você de fato for resolver o problema que causou tudo isso esteja ok com a sua rede hidráulica e não sejam necessários mais reparos.

 

vazamento por alta pressao da agua resolva com valvula redutora de pressao

Válvula redutora de pressão

Como o próprio nome já diz, a valvula redutora de pressão de agua (ou valvula reguladora de pressão de agua) irá reduzir a pressão da água na sua rede hidráulica. Ou seja, a água que chega bem forte no seu chuveiro e torneiras, irá chegar mais suave e na medida certa.

Ela pode ser instalada em hidrômetros (após o cavalete), caixas d’água (antes da torneira de boia) e em demais situações em que seja necessário regular a pressão d’água. Em condomínios e edifícios, por exemplo, é necessário fazer um dimensionamento da rede hidráulica para que a valvula reguladora de pressão para agua atenda de maneira correta.

Atualmente a lei determina que a pressão máxima dos encanamentos não deve ultrapassar 40 m.c.a. (metros de coluna d’água). O indicado pelos fabricantes de válvulas como o ideal para uma residência seria de 20 m.c.a..

valvula reguladora de pressão de agua irá melhorar o seu dia a dia, pois os seus equipamentos irão funcionar da maneira correta e terão uma vida útil maior. Além disso, reduzir a pressão hidráulica significa que menos água estará chegando no registro em um mesmo período de tempo, ou seja, você também estará economizando.

Dicas de instalação

Na hora de instalar o seu produto, certifique se de que as setas que ele possui estejam de acordo com a direção do fluxo de água. Caso a direção do equipamento não esteja de acordo com o encanamento, a válvula não irá funcionar corretamente.

Com a ajuda de uma chave de fenda você poderá girar o parafuso regulador no sentido horário caso deseje ter mais fluxo de água, mais pressão. Se quiser menos pressão, basta girá-lo no sentido anti-horário.

Como mencionado, a maioria dos fabricantes sugere que a pressão fique regulada em 20 m.c.a. (metros de coluna d’água) para uma residência.

Clique Aqui e aproveite para garantir a sua válvula reguladora de pressão de água.

 

Valvula reguladora de presso_ o guia completo sobre o assunto   2

 

Comentários
Destaques