7 benefícios do banho quente

Dicas Publicado em 03.07.2019 comentários

Como tirar o melhor proveito desse momento diário

Nos dias frios do inverno nós já sabemos que o banho quente é a melhor alternativa para se esquentar e relaxar, mas mesmo no alto verão e em qualquer outra estação, um banho quentinho pode fazer muito bem para a sua saúde e a sua rotina. Confira abaixo todos os benefícios desse momento tão gostoso!

1 - Músculos relaxados

A água quente do banho faz com que os músculos do seu corpo descansem e relaxem, e esse descanso pode auxiliar em várias situações. Quando estamos com os músculos fadigados por conta de exercícios físicos, a água aquecida aliviará essa sensação.

O mesmo serve para caso tenhamos machucado alguma parte do corpo, dando um mal jeito em um jogo de futebol ou até caindo durante uma partida de vôlei, por exemplo. As torcicolos também se encaixam nesse grupo. A ducha quente fará com que a sua circulação sanguínea aumente no local machucado e a dor diminua.

Relaxar com banho quente

2 - Mente relaxada

Além de relaxar os músculos, uma ducha quentinha também relaxa uma mente tumultuada. Após um dia estressante, tomar um banho que acalme irá lhe fazer muito bem.

A água quente reduz e até elimina o estresse, isso porque ela aumenta os níveis de ocitocina no corpo, conhecido como um dos hormônios da felicidade, melhorando o seu humor e mandando a tensão embora.

Além disso, com essa descontração surgem novas ideias na sua mente que podem resolver os problemas que lhe incomodaram o dia inteiro.

3 - Insônia e ansiedade

Cada dia mais as pessoas tem dificuldade para dormir e se encontram muito agitadas quando é hora de desligar os pensamentos e descansar. Uma das formas de lidar com a insônia é relaxando profundamente momentos antes de se deitar.

Caso você seja uma dessas pessoas que tem extrema dificuldade para dormir, aposte em um banho bem quentinho antes de dormir. Os óleos naturais, como óleo de lavanda, também podem ser seus grandes aliados pois estimulam o sono.

4 - Sistema respiratório

Se você está resfriado, com a rinite atacada ou com uma tosse forte, o banho quente pode ser um grande aliado. Isso porque a água em uma temperatura mais elevada, junto com o vapor que ela libera, farão com que as suas vias nasais e respiratórias se abram, melhorando a sua respiração. Você se sentirá muito melhor após uma ducha quente.

O vapor e a água aquecida são tão bons nessas situações que eram usados antigamente como um remédio natural para tratar gripes, tosses e resfriados. Usufruir desse benefício vai tornar os seus dias de cama um pouco melhores. 

Ducha quente e seus benefcios para saude

5 - Limpeza da pele

Os poros da nossa pele guardam muitas sujeiras que uma limpeza simples, com sabonete no dia a dia, pode não dar conta do recado. O vapor e a água quente abrem os nossos poros e facilitam a remoção de manchas e impurezas, deixando a sua pele com um aspecto mais bonito e saudável.

É válido lembrar que embora o banho quente possua muitos benefícios, é importante não exagerar no tempo de exposição. Isso porque a água aquecida em excesso resseca a pele e o couro cabeludo.

6 - Recuperação

Como a água quente aumenta a circulação sanguínea do seu corpo, ela também é uma boa amiga na hora de se recuperar de uma cirurgia ou procedimento. Ela fará com que o seu corpo funcione de forma mais rápida e eficaz, tratando do seu machucado com mais rapidez.

 

7 - Antibacteriano

Muitos tipos de bactérias não suportam altas temperaturas. É por isso que o banho quente irá lhe auxiliar caso você tenha se machucado. Tomar esse banho é uma boa ideia se você estiver com algum corte ou ferida, pois ele irá ajudar a matar as bactérias e promover a circulação na área machucada, para que o processo de cicatrização ocorra muito mais rápido, além de auxiliar na prevenção de uma infecção.

Vantagens da água quente

 

 

Comentários