Chuveiro de teto e chuveiro de parede: qual escolher?

Dicas Publicado em 06.08.2019 comentários

Quando estamos construindo, reformando ou simplesmente pensando em dar um up no banheiro, a quantidade de opções de produtos e materiais disponíveis podem ser intimidantes.

Os modelos de chuveiros e duchas têm aumentado muito no mercado e escolher o melhor para o seu espaço é um verdadeiro desafio. Entre as duchas, há aquelas que são destinadas para a parede do banheiro e as que são para o teto do box.

Ambos os modelos de duchas têm as suas vantagens e qualidades e vamos falar de todas elas nessa matéria. Confira abaixo!

Chuveiro de teto

Os chuveiros de teto ganharam muito destaque pelo seu grande diferencial estético, eles deixam qualquer banheiro mais estiloso e inovador, entretanto essa não é a sua única qualidade.

A ducha de teto é uma ótima solução para banheiros com box pequeno ou que possuem um pé direito baixo. Casas que utilizam o sótão para criar uma área comum enfrentam a dificuldade de lidar com o pé direito mais baixo e no banheiro isso pode ser driblado com um chuveiro de teto. Ele tornará possível utilizar uma área que muitas vezes não poderia ser usada com uma ducha de parede.

Em boxes de chuveiro que são menores, a ducha de teto também faz com que o espaço seja melhor aproveitado e você possa movimentar-se com maior liberdade.

Casas e apartamentos com banheira também podem ser beneficiados com o uso do chuveiro de teto, pois você terá mais liberdade para instalá-lo na área da banheira que desejar. Em vez de ficar limitado à instalar a ducha em uma parede que só atingirá um lado da banheira, você poderá colocá-la no local que preferir.

Caso você goste de um banho que a água atinja todo o seu corpo e que ela venha com pressão, o chuveiro de teto deve ser a sua escolha. Eles vêm em modelos com grandes espalhadores e por conta da maneira que ele é instalado a água cai diretamente em você.

Beneficios do chuveiro de teto

Pré-requisitos

Quando falamos de instalação, o chuveiro de teto possui algumas diferenças quando comparado à ducha de parede e é necessário estar atento à elas para não cometer nenhum erro na hora da compra.

As tubulações de água necessárias para uma ducha de teto devem ser todas pensadas antecipadamente ou uma obra precisará ser feita. Os canos devem ficar no teto e é interessante usar um acabamento de forro de gesso, pois ele facilita na fixação do próprio chuveiro.

Diferente dos chuveiros de parede, que vêm em diferentes modelos e com vários atributos, as duchas de teto são feitas de metal e não possuem nenhum tipo de aquecimento. Até o momento, não existe um chuveiro de teto elétrico.

Tratando-se de uma ducha fria, para você ter água quente no seu chuveiro de teto será necessária a presença de um sistema de aquecimento central e externo. Esse aquecimento da água pode ser feito com um aquecedor à gás, com um sistema de aquecimento solar ou com um boiler.

Chuveiro de parede

chuveiro de parede é o mais comum do mercado e é a categoria mais desenvolvida. Eles são produzidos em uma variedade de materiais, cores e com diferentes funcionalidades.

A principal diferença entre a ducha de parede e a de teto, é que na segunda é necessária a instalação de tubulações no teto, como já mencionamos, e na primeira a instalação dos canos deve ser feita dentro da parede.

Outra grande diferença é que os chuveiros de parede vêm tanto em modelos de metal, sem aquecimento, quanto os elétricos que possuem aquecimento interno.

Os chuveiros de parede elétrico podem contar com diferenciais como: pressurizador interno, chuveiro que toca músicasistema integrador do aquecimento elétrico interno e do aquecimento externo, luzes de LED, entre outros. Nesse sentido, o chuveiro de parede pode ser muito mais tecnológico que o chuveiro de teto.

Qualidades do chuveiro de parede

Qual escolher: chuveiro de teto ou de parede?

Analisando todos os pontos positivos e negativos entre os dois modelos de chuveiro, você deve observar também quais são as suas limitações.

Banheiros pequenos são ótimos para duchas de teto, mas é interessante você ter um forro de gesso e sistema de aquecimento central. Banheiros que possuem banheiras também são ótimos para investir nesse tipo de chuveiro, assim você terá um maior proveito dessa comodidade.

De qualquer maneira, se você está reformando ou construindo e não apenas pensando em trocar de chuveiro, as duas opções são viáveis e dependem apenas da sua necessidade e gosto.

Chuveiro de teto ou chuveiro de parede

Comentários