Como dar banho em cachorro?

Dicas Publicado em 24.07.2019 comentários

A higiene dos cachorros é um passo muito importante para garantir que eles estejam sempre saudáveis. Seja no pet shop ou em casa, dar banho nos animaizinhos com a regularidade adequada é essencial para que eles vivam bem e estejam sempre cheirosos.

Para muitos tutores esse momento é um verdadeiro pesadelo, pois é bem comum que o cachorro se esconda só em ouvir a palavra “banho”. A partir daí, se molhar todo e fazer uma verdadeira bagunça na lavanderia ou no banheiro é bem fácil.

De qualquer maneira, não se preocupe: as dicas certas podem deixar essa atividade muito mais simples. Com a ducha higienica aquecida ou o chuveiro adequado, aliado das melhores indicações de como dar banho em cachorro, essa tarefa se torna muito mais fácil!

1 - Escolha o melhor horário para dar banho no cachorro

O sucesso de dar banho no seu amiguinho sem aquela bagunça gigantesca e aquele esforço danado começa antes mesmo de você molhar o pelo dele. A preparação certa vai fazer com que quando você de fato for dar banho no seu cão, a atividade seja simples e rápida.

A escolha do horário para dar banho no seu pet é muito importante por dois motivos. O primeiro é para garantir que seja em uma das horas mais quentes do dia, assim o seu cachorro não sentirá tanta diferença de temperatura e também não ficará com frio.

O segundo motivo é que dar banho depois de um passeio ou uma sessão de brincadeiras pode ser mais fácil pois o seu amigo vai estar mais cansado, feliz e relaxado. Dessa maneira, ele não terá tanta energia para ficar se chacoalhando e espalhando água por toda parte, o que torna esse momento menos cansativo para você e para ele também.

Guia para dar banho no seu cachorro

2 - O local ideal para dar banho no pet

Escolher o lugar que você vai dar um banho no seu amiguinho também é muito importante, pois pode deixar você e ele mais confortáveis para esse momento.

Pias e tanques são uma boa opção, se o seu animalzinho for de pequeno à médio porte e couber bem dentro dela. Para isso, cheque se o tanque não é muito alto e não há risco do seu cão tentar fugir, cair e se machucar.

O box do banheiro e banheiras específicas para dar banho em cachorros também são boas indicações, principalmente para animais maiores. É importante garantir que o seu bichinho vai ficar confortável ali dentro e que não será um espaço apertado para ele.

As mangueiras de jardim só são convenientes em dias muito quentes, onde ela vai de fato refrescar o seu amigo. Em épocas e dias mais frios a preferência é pela água aquecida.

3 - Produtos específicos para cachorro

Nossos pets possuem muitas características diferentes das nossas e é imprescindível que usemos produtos de limpeza específicos para eles. Além de os produtos de higiene para humanos não serem recomendados para os animaizinhos, eles não darão um resultado satisfatório e ainda podem machucá-lo.

Escolha um bom shampoo ou sabão indicado para cachorro, de acordo com as características do seu pet: se ele é filhote, se perde muitos pelos, caso tenha pelo claro ou pelo escuro, entre outros.

Quando for de fato dar banho nele, mantenha o produto por perto e já separe algumas toalhas para secá-lo no final.

Dar banho em cachorro

4 - Torneira, chuveiro ou ducha higiênica para dar banho em cachorro

Já mencionamos anteriormente que a ducha higienica aquecida ou o chuveiro adequado podem ajudar muito a dar banho no seu melhor amigo, e também que as mangueiras externas de jardim não são muito indicadas, pois sua água é gelada. O aparelho que você irá usar para executar essa tarefa pode lhe ajudar ou dificultar muito esse momento.

É importante dar um banho aquecido no seu pet, pois assim você irá deixá-lo mais confortável e vai reduzir as chances de ele pegar um resfriado. Para isso consideramos três opções.

Algumas residências possuem aquecimento externo e contam com água aquecida em todas as torneiras. Dessa maneira, se você for dar banho em um tanque ou pia, terá essa opção.

Se você optar por dar banho no box do banheiro, terá a água aquecida do chuveiro. Nesse cenário, é interessante você ter um chuveiro que conte com a opção de “chuveirinho”, pois ele lhe ajudará a controlar a água e impedir que ela molhe o seu cão no rosto e orelhas.

As duchas higienicas são grandes aliadas para essa tarefa, pois são versáteis e usadas para diferentes fins. Elas vêm em modelos que contam com aquecimento elétrico e outras que não possuem aquecimento, mas suportam água quente (para locais onde há aquecedor a gás, solar ou boiler).

Esse tipo de aparelho é muito legal para dar banho no seu pet, pois ele lhe dá total controle da água. É mais fácil de molhar o pelo do seu cachorro e evitar que molhe o resto do ambiente. Por serem tão versáteis, as duchas higiênicas além de serem usadas em banheiros convencionais, também são usadas em salões de beleza e pet shops.

Como dar banho em cachorro com ducha higienica

5 - Como dar banho no seu pet sem estresse

Depois de toda essa preparação, o banho do seu amiguinho vai ficar bem mais fácil. Agora é só levá-lo ao local escolhido, deixar os produtos a serem utilizados e as toalhas para secá-lo por perto.

Antes de molhar o seu animal, coloque uma bucha de algodão (de preferência impermeável) em cada ouvido do seu cãozinho, para não molhar e infeccionar o ouvido dele.

Depois disso, confira a temperatura da água para garantir que ela não esteja nem fria e nem muito quente: precisa estar em uma temperatura agradável. Então, molhe o seu cachorro e passe shampoo por todo o seu pelo, tomando cuidado com o rosto. Preste atenção em dobrinhas de pele, nas patinhas e entre as unhas do animal.

Na cabeça do pet você pode usar uma toalha umedecida para fazer a limpeza, com bem pouquinho de shampoo.

Após isso, espere o produto agir e enxágue todo o bichinho. Caso necessário, repita o procedimento.

6 - Seque bem o seu cachorro

O último passo e a nossa última dica é para secar bem o seu pet. Deixar o seu amiguinho molhado, pode fazer com que ele crie fungos e microorganismos no pelo, ou que ele acabe pegando um resfriado, então essa parte é bem importante.

Pegue algumas toalhas e seque ele por inteiro, sem esquecer de patinhas e orelhas. Após tirar o excesso, você pode usar um secador de cabelo no morno e com jato médio para secá-lo por inteiro, tomando cuidado para não irritá-lo.

Outra ideia é deixá-lo em uma caminha de cachorro no sol ou brincar com ele, o que também fará com que o seu pelo fique bem seco. Apenas fique atento para que não haja muito vento e que também não esteja frio, para o seu bichinho não ficar doente.

Banho em cachorro

Comentários