Dicas

Como escolher o chuveiro ideal?

Publicado em 23.07.2019 | comentários

O guia para selecionar o melhor chuveiro para você

Na hora de adquirir uma ducha nova, surgem muitas dúvidas para escolher o modelo de chuveiro que realmente irá atender às suas necessidades e tornar essa parte da sua rotina mais relaxante.

Todas as características do produto, desde o seu design, tamanho do espalhador, mecanismo de aquecimento e eventuais diferenciais, fazem com que cada chuveiro gere uma experiência diferente para você.

Por esses motivos é interessante você saber e entender o que é uma prioridade na hora de escolher um modelo de chuveiro novo. Dessa maneira, você terá um produto que lhe proporciona exatamente o desejado.

 Chuveiro vs. Ducha

O primeiro passo para você conseguir determinar qual o tipo de chuveiro que melhor irá lhe atender é saber das diferenças entre um chuveiro e uma ducha. Mesmo que por fora eles sejam parecidos, essa semelhança não condiz com as suas funções.

chuveiro é um produto que irá esquentar a água da rede hidráulica: ele possui um sistema de aquecimento elétrico. No geral, ele é feito para pessoas que não possuem outros sistemas de aquecimento de água instalados em casa. Porém, existem modelos chamados de chuveiros híbridos, que possuem funções especiais e podem ser úteis para residências com aquecimento central.

Já a ducha é projetada para ser utilizada em residências que possuem sistema de aquecimento solar, aquecimento a gás, boiler ou para ser usada em áreas externas (como piscina) e não necessitem de água aquecida. Ela somente distribui a água e não aquece-a.

Caso você não possua um sistema de aquecimento de água geral e não quer investir em um no momento, a melhor opção para a sua residência será um chuveiro.

Se você planeja instalar um sistema de aquecimento ou já o possui, procure por modelos de chuveiro que aceitem água aquecida ou aposte nas duchas.

Como escolher o chuveiro ideal

Multitemperatura, eletrônico e digital

Dentro da categoria de chuveiros temos três sistemas de seleção de temperatura diferentes. Todos eles funcionam com uma resistência elétrica, mas a maneira de escolher a temperatura da água é diferente.

chuveiro multitemperaturas é o mais simples deles: conta com 3 a 5 temperaturas pré definidas que você poderá escolher.

Já o chuveiro eletrônico é aquele que você pode escolher gradualmente a temperatura da água. Ele possui uma haste que você gira e seleciona a temperatura que mais lhe agrada.

chuveiro digital é o mais tecnológico entre eles, pois você escolhe a temperatura exata em graus que deseja o seu banho e essa informação aparece em um display inserido no produto. Em alguns modelos esse visor também pode mostrar outras informações do chuveiro.

Resistência blindada e LorenUltra

Já mencionamos que os chuveiros elétricos possuem resistências elétricas para aquecer a água do banho. Pode acontecer de eventualmente essa resistência queimar por motivos diversos. Chuveiro elétricos com potência abaixo de 5.400 watts podem queimar com mais facilidade, por exemplo.

Se você procura por um chuveiro que tenha uma durabilidade maior, invista em modelos que possam lhe proporcionar isso. Os produtos que possuem resistência blindada são uma boa opção. Eles contém uma proteção metálica ao redor da resistência que aumenta a sua vida útil.

Outra opção de chuveiro que possui uma resistência com maior durabilidade são os modelos Lorenzetti que contam com a tecnologia LorenUltra. Ela é uma resistência elétrica em cartucho projetada para ter uma vida útil mais longa.

Modelos de chuveiros

Tamanho do box vs. Tamanho do espalhador

Muitas pessoas preferem tomar banho com água de ombro a ombro, ou seja, com um grande espalhador. Já outras preferem tomar banho com um jato menor, mais forte e direcionado. Esse é um dos pontos que você deve levar em consideração na hora de escolher o melhor chuveiro para você.

Também é importante analisar se o modelo de chuveiro que você pretende adquirir será interessante para o tamanho do box do chuveiro que você já possui. Um box pequeno pode não acomodar tão bem um chuveiro com um grande espalhador.

Pressurização

Um dos grandes fatores que afeta a qualidade do seu banho é a pressurização da água, isto é, a força com a qual ela vem da caixa d’água. Um chuveiro com pressão funciona muito melhor, pois esquenta a água da maneira correta e fornece o volume de água ideal.

A rede hidráulica que não possui pressão vai fazer com que o seu banho tenha pouca água e que ela venha bem fraca. Além disso, alguns modelos de chuveiro também não funcionam caso não haja uma pressão de água mínima e podem estragar caso essa condição não seja atendida.

Para situações assim você poderá investir em um chuveiro pressurizado: ele possui um pressurizador dentro do aparelho e lhe dará um banho de maior qualidade e conforto. O chuveiro eletrônico pressurizado vem em diferentes modelos e com diferentes funções, procure por um que atenda às suas outras necessidades além do pressurizador.

Caso o problema seja na em toda a rede hidráulica e não somente no chuveiro, há a opção de instalar um pressurizador que atenda toda a casa.

Algumas residências também possuem o problema oposto: a rede hidráulica tem muita pressão. Para casos assim, que há vazamentos por conta da alta pressão, o ideal é instalar uma válvula reguladora de pressão para que a força da água não danifique o seu chuveiro.

Chuveiros turbo

Diferenciais

Somente o exercício de tomar um banho já é algo muito relaxante, mas existem algumas características e diferenciais que podem tornar essa experiência ainda melhor.

Já mencionamos os chuveiros híbridos que aquecem a água fria com energia elétrica e também aceitam água quente de outros sistemas de aquecimento. Há modelos mais sofisticados que desligam o aquecimento elétrico automaticamente quando a água aquecida do sistema central chega ao chuveiro, você só precisa escolher a temperatura da água desejada.

Esse modelo de chuveiro é indicado para quem possui aquecimento solar, aquecimento a gás ou boiler, pois evita o gasto de água fria inicial enquanto a água aquecida não chega ao banheiro.

Outra opção que já mencionamos é o chuveiro turbo que possui um pressurizador interno. Ele é ótimo para residências onde há problemas de pressurização ou para pessoas que preferem um banho com jato de água mais forte.

Os chuveiros que tocam música também ganharam muito destaque recentemente. Você controla a música e a temperatura da água por um controle remoto e ele aceita USB, cartões microSD/SD e rádio FM.

Na categoria de duchas frias há os chuveiros de parede, que normalmente são os mais comuns, mas também há as duchas de teto que proporcionam uma precisão maior dos jatos de água. Você também pode escolher entre modelos com desviador e sem desviador.

Sustentabilidade e economia

Na hora de escolher o seu chuveiro novo não se esqueça de analisar o seu gasto energético e pensar no quanto isso irá impactar na sua conta de energia elétrica. Procure por modelos mais econômicos, estude a possibilidade de instalar um sistema de aquecimento central ou aproveitá-lo melhor caso já o possua.

Dicas gerais

Cada modelo de chuveiro possui indicações diferentes para a instalação do produto e pré requisitos que devem ser cumpridos para você ter o direito à garantia. De qualquer maneira, é importante ler atentamente o manual do seu novo chuveiro para que não haja erros na instalação do seu produto que poderão ocasionar problemas no funcionamento do mesmo.

Certifique-se também de que a voltagem do chuveiro que você irá adquirir condiz com a voltagem da sua residência.

Chuveiros com diferenciais

Comentários