Dicas

Como escolher o seu aquecedor de água a gás?

Publicado em 29.11.2018 | comentarios
 

Seja para gerar economia na conta de energia ou para ter mais conforto nos dias frios, os aquecedores de passagem a gás trazem inúmeros benefícios para o seu dia a dia. Para garantir que ele funcione da melhor maneira e cumpra todos os seus pré-requisitos, é necessário que o aquecedor seja selecionado de acordo com as suas exigências e desejos. Afim de fazer isso acontecer, preparamos um guia que você deve conferir antes de escolher qual aquecedor comprar!

Casa ou apartamento?

O primeiro quesito a ser analisado é se o aquecedor será instalado em casa ou apartamento. Os aquecedores de passagem contam com dois modelos: de exaustão forçada ou natural. Quando ele funciona por exaustão natural os seus gases são expulsos naturalmente. Dessa forma, a sua instalação não pode ser feita em um lugar com muita incidência de ventos, pois atrapalharia a dispersão dos gases resultantes do aquecimento. Já no funcionamento por exaustão forçada o contrário acontecerá, o ambiente de instalação poderá ter uma maior circulação de ar pois a ventoinha do aquecedor expulsará os gases gerados no aquecimento da água.

Dessa maneira, em casas você poderá escolher se prefere um aquecedor de exaustão natural ou forçada, ela pode acomodar ambos modelos. Já em apartamentos há uma preferência por aquecedores a gás de exaustão forçada, pois conforme a altura a incidência de ventos é maior, o que dificulta a expulsão de gases de forma natural. Lembramos também a importância de instalar o seu aquecedor – independente da forma de exaustão – em um local bem arejado e de fácil acesso, como áreas de serviço e varandas por exemplo.

como escolher o seu aquecedor de agua a gas 2

 

GN ou GLP?

Para o mesmo modelo de aquecedor você terá a opção de alimentação por gás natural (GN) ou gás liquefeito de petróleo (GLP). O GLP é o comum gás de cozinha, que vem em botijões, enquanto o gás natural é disponibilizado por meio de tubulações chamadas de gasodutos. Para escolher o aquecedor destinado ao seu apartamento você deverá consultar com o seu síndico para saber qual é o abastecimento de gás do seu prédio. Se o produto for destinado para a sua casa, normalmente ele precisará ser de GLP pois atualmente é o mais acessível.

 

Necessita de pressurizador?

Afim de que o seu aquecedor funcione corretamente, ele necessita de uma pressão de água mínima. Essa pressão varia de acordo com a marca e modelo do seu produto e fica entre 3 a 7 m.c.a., o que não significa que o seu funcionamento será satisfatório. A pressão ideal recomendada deve ser acima de 10 m.c.a. dependendo do equipamento e do seu gosto pessoal. Caso a sua residência não conte com isso, você irá precisar adquirir um pressurizador de água que resolverá o problema facilmente.

 

Atenderá quantos ambientes?

Existem inúmeros modelos de aquecedores de passagem a gás no mercado e cada um possui as suas especificações que melhor atendem diferentes tipos de necessidade. Para garantir que você escolha o aquecedor de água a gás ideal para a sua residência, será necessário analisar quantos pontos de água você deseja ter aquecimento simultaneamente. Esses pontos de água podem ser divididos entre chuveiros, torneiras e até banheiras de hidromassagem e jacuzzi.

Cada aquecedor possui uma indicação de quantos litros de água por minuto ele poderá esquentar, você deverá conferir a vazão dos chuveiros e torneiras que deseja ter aquecimento e escolher o melhor aquecedor a gás para você. A soma da vazão dos pontos de água não poderá ser maior do que a capacidade do aquecedor.

como escolher o seu aquecedor de agua a gas 3

 

Mecânico ou digital?

Os modelos de aquecedor mecânico e digital contam com muitas características diferentes, e cada um deles possuem qualidades para cada tipo de usuário. O modelo digital contará com um painel onde você poderá configurar e regular o seu aquecedor, ele também trará informações sobre o seu funcionamento: temperatura escolhida para aquecer, vazão da água e em certos modelos ele até mostrará códigos de erro que facilitam bastante na solução de ocasionais dificuldades com o equipamento. A versão mecânica é relativamente mais simples, contando com botões reguladores que você ajustará a vazão de água e de gás, de forma que esse ajuste irá interferir na temperatura do aquecimento.

Outro quesito que interfere bastante na escolha entre modelos digitais e mecânicos é a sua capacidade. Os aquecedores a gás mecânicos de maior capacidade possuem um máximo de vazão de 20 l/min, enquanto os digitais possuem uma ampla faixa de modelos que vão de 12 l/min até 47,5 l/min. Além disso, os aquecedores digitais possibilitam que sejam instalados dois ou mais equipamentos em série. Assim, o sistema de aquecimento poderá atingir uma amplitude de vazão maior do que apenas um aquecedor poderia. Aquecedores instalados dessa forma são muito comuns em hotéis, motéis, hospitais e academias, pois poderão atender muito mais pontos de água.

Para completar, os aquecedores digitais possuem sistemas eletrônicos inteligentes que otimizam o consumo de gás de maneira automática. Eles utilizam o gás proporcionalmente ao volume de água a ser aquecido. Naturalmente, essa funcionalidade ajuda a abaixar os gastos de gás no fim do mês. Os mecanismos do aquecedor digital também fazem com que seja mais fácil manter a temperatura de aquecimento selecionada, seja ela qual for, enquanto o aquecedor mecânico tem um pouco mais de dificuldade – até porque eles sofrem interferência com maior facilidade. O uso de chuveirinhos, por exemplo, dificulta o funcionamento do aquecedor mecânico pois o volume de água abaixará drasticamente e haverá um aquecimento muito alto.

Por fim, os aquecedores mecânicos e digitais também se diferenciam pela sua forma de alimentação. Os aquecedores mecânicos só necessitam de pilhas para acionarem, enquanto os digitais contam com placas eletrônicas que trazem a necessidade de ser ligado a energia elétrica.

 

Qual o melhor aquecedor a gás para motorhome?

Para garantir o seu conforto e aconchego, independente do lugar que você estiver, a instalação de um aquecedor a gás se faz necessária no seu motorhome. O equipamento ideal para desempenhar essa função será um aquecedor mecânico, de exaustão natural e com alimentação GLP, assim você não precisará fazer instalações elétricas adicionais no seu veículo (proporcionando mais segurança). Além disso, dificilmente motorhomes possuem mais do que um chuveiro ou ponto de água que se deseja aquecimento, então um aquecedor de vazão com até 7 litros por minuto será o suficiente. Procurando atender todos esses requisitos, o Aquecedor a Gás Lorenzetti LZ 750BP será uma ótima opção para o seu veículo de passeio.

como escolher o seu aquecedor de agua a gas 4

 

Clique Aqui e conheça os modelos de aquecedores que temos disponíveis para você!

Comentários
Destaques