Dicas

Iluminação apartamento pequeno: dicas essenciais

Publicado em 07.08.2019 | comentários

A iluminação possui o poder de mudar totalmente a percepção e o astral de um ambiente. Um projeto de iluminação residencial bem planejado fará com que o seu espaço pareça mais convidativo e aconchegante, principalmente em apartamentos pequenos.

Quando a iluminação de um apartamento pequeno não está em harmonia com a paleta de cores presente e com os móveis, o resultado é um ambiente que dá a sensação de sufoco e desconforto. É um verdadeiro desafio saber escolher as luminárias certas quando há falta de iluminação natural e espaço.

Para que você não erre na hora de iluminar a sua residência, preparamos esse compilado de dicas de iluminação para apartamento pequeno. Elas tornarão muito mais simples a tarefa de fazer com que o seu cantinho pareça mais espaçoso e acolhedor!

Cores, luz natural e superfícies espelhadas

A nossa primeira dica não envolve a iluminação em si, mas algo que afeta diretamente no efeito das luminárias instaladas. O impacto de uma luminária no ambiente não depende só do seu design e qualidade, mas também dos objetos e cores que a rodeiam.

Enquanto os ambientes com cores escuras absorvem a luz, os ambientes com cores claras refletem ela. O mesmo acontece com espelhos, superfícies cintilantes e vidros: eles irão refletir a luz no recinto.

Dessa maneira as cores claras, o uso de espelhos e instalações cintilantes (como o granito e o vidro) distribuirão melhor a iluminação no local, dando a sensação de amplitude.

Dito isso, se houver a possibilidade aposte em janelas grandes, espelhos e também cores claras para móveis e pintura. Todos esses elementos decorativos farão com que as suas luminárias ganhem destaque e já darão a impressão de um local maior.

Apartamento pequeno bem iluminado

Luzes versáteis e flexíveis

Tratando-se de iluminação de apartamento pequeno a chave é flexibilidade. Com luminarias para apartamento mais adaptáveis você aproveita o espaço e não há desperdícios. Em locais que você usaria duas luzes para funções diferentes, será usada somente uma que servirá para fins distintos.

Para atingir esse objetivo existem alguns produtos específicos que serão seus aliados nesse momento.

O dimmer é um dispositivo que regula a intensidade da luz de uma lâmpada. Alguns ambientes necessitam de muita luz durante o dia, mas pouca durante a noite ou vice versa: o dimmer é ótimo nesses momentos. Em vez de você instalar duas luminárias com potências diferentes, é instalada somente uma com lâmpada dimerizável em conjunto com o dimmer.

As luminárias que suportam luz branca frialuz branca quente no mesmo produto também são muito úteis em ambientes que servirão para estudos, trabalho e também para descanso. Você não precisará instalar lâmpadas brancas e amarelas no mesmo ambiente, poderá instalar um modelo que suporte ambas e economizar espaço e dinheiro.

É importante lembrar que a luz branca suprime a produção de melatonina, o nosso hormônio do sono. Por essa razão, em ambientes dedicados somente ao lazer e descanso use lâmpadas amarelas. Já em locais que exijam a sua concentração aposte em lâmpadas brancas.

Quando tratamos de iluminação de apartamento pequeno você irá querer aproveitar o máximo do seu espaço e não ver ele cheio de luminárias e mais luminárias. Tendo isso em mente a nossa última dica desta sessão é evitar abajures de chão, lustres grandes e apostar em trilhos eletrificados e spots de LED.

A iluminação com spots e trilhos eletrificados é ótima pois ocupa pouco espaço, ilumina na quantidade que você desejar e o seu foco de luz pode ser direcionado e ajustado a qualquer momento.

Iluminacao de apartamento com trilho eletrificado e spots

Direção da luz

Outro aspecto importante quando falamos de projeto de iluminação para apartamento pequeno é a direção da luz. Conforme direcionarmos os pontos de luz ela criará uma percepção de amplitude no ambiente, assim parecerá que ele é maior.

Em primeiro lugar devemos evitar usar somente um ponto de luz centralizado pois ele cria uma atmosfera “achatada”. Não pense somente em uma luz geral, mas também a luz direcionada para tarefas específicas, a iluminação indireta.

A chave para criar a percepção de um espaço maior é direcionar as suas luzes para paredes e teto, dando a sensação de alongamento. Focar em quadros, estantes e objetos também é uma boa ideia pois a luz se difunde e cria uma ilusão de amplitude.

Composições

Como já mencionamos é um verdadeiro desafio escolher as luminárias ideais para compor a iluminação para apartamento pequeno. Esse tópico foi feito justamente para lhe auxiliar na hora de selecionar esses produtos.

Para direcionar as luzes para a parede as arandelas são uma boa solução. Assim como os spots e os trilhos eletrificados ela também não ocupa muito espaço. Além disso, existem modelos muito elegantes e modernos disponíveis.

Outro produto que criará essa impressão de ambiente amplo são os pendentes mais alongados. Combinando pendentes mais verticais com iluminação de spot ou trilho eletrificado, o ambiente ficará muito bem iluminado e criará um efeito aconchegante. Eles também são ótimos para compor a iluminação sobre a mesa de jantar.

Os plafons com cristais aliados de iluminação indireta são uma boa indicação para iluminação da sala de estar. Desse modo, o olhar é atraído para o teto e cria uma ilusão de ambiente espaçoso.

Luminarias para apartamento pequeno

Comentários