Iluminação para quarto de bebê: 5 dicas essenciais

Dicas Publicado em 23.07.2019 comentários

A chegada de um novo integrante na família é sempre um momento de muita espera, planejamento e antecipação. Planejar o quarto do pequenino é uma das partes mais divertidas de toda essa espera e um ambiente bem pensado trará muito conforto, tanto para a criança quanto para os pais.

Nesse sentido, a iluminação é um quesito que não pode e nem deve ser ignorado. A luz para quarto de criança quando bem projetada auxiliará o sono do bebê, o seu bem estar e facilitará o cuidado e a amamentação durante a noite.

Esse planejamento de luzes deve ser feito pensando principalmente no conforto do bebê, mas também na praticidade e funcionalidade. Ela deve ser um auxílio na hora de trocar o bebê, de amamentar e deve ajudar nos momentos que você for checá-lo de madrugada.

Para não errar e saber apostar na iluminação ideal para quarto de bebê, confira as dicas que preparamos abaixo!

1 - Luz natural

Antes de falarmos em luz artificial para o quarto do bebê, é importante pensarmos na luz natural para que as duas harmonizem bem.

Qualquer tipo de iluminação muito forte não é indicada para crianças e recém nascidos, pois eles ainda possuem olhos muito sensíveis. Para evitar isso, invista em cortinas para as janelas do quarto. Elas irão ajudar a controlar a luminosidade durante o dia.

Também é importante que o berço não fique de frente ou muito perto da janela, isso também ajudará a criar uma iluminação mais suave do ponto de vista da criança.

Luz natural no quarto do bebe

2 - Faça a iluminação em camadas

Muitas vezes você precisará entrar no quarto da criança quando está anoitecendo ou durante a madrugada e precisará de luz. A iluminação certa lhe auxiliará nessa hora, ajudará o bebê a dormir e também fará com que ele se sinta mais seguro.

Para os diferentes momentos que você precisará estar no cômodo, o ideal é criar uma luz para quarto de bebê em camadas. Isso significa que você não terá somente uma fonte de iluminação, mas algumas que podem ser usadas em conjunto ou sozinhas.

Usando diferentes luminárias com potências distintas você garante que não irá atrapalhar o bebê em nenhum momento, pois somente acenderá aquelas que necessita.

Você poderá deixar uma luz fraca e confortável ligada a noite toda e acender uma luminária perto do trocador ou ao lado da poltrona de amamentar, caso necessário. Dessa maneira nunca haverá nem falta e nem excesso de luz, ajudando você e a sua criança.

3 - Invista em uma iluminação versátil

Como mencionamos, a iluminação do quarto do bebê deve ser feita em camadas para garantir a quantidade ideal de luz. O próximo passo deve ser criar um projeto que seja dinâmico e versátil.

As necessidades das crianças mudam rapidamente e a iluminação do seu quartinho deve acompanhar esse desenvolvimento. Para não ter que ficar trocando e fazendo instalações o tempo todo, invista desde o início em um conjunto de luminárias que sejam adaptáveis.

Isso não significa que você não deve instalar aquele lustre ou pendente que tanto deseja, apenas que é interessante haver luminárias que possam se adaptar às suas necessidades e principalmente às da criança.

Também é importante usar iluminações versáteis para lhe auxiliar no cuidado da criança diariamente. A luz ficará melhor ajustada para os seus gostos e hábitos.

As principais luminárias que possuem essa qualidade de adaptação são os spots embutidos e trilhos eletrificados com spots, pois a sua luz pode ser direcionada conforme desejado. As fitas de LED também são muito interessantes pois criam uma iluminação suave, moderna e que também pode ser ajustada de acordo com os seus desejos.

Os dimmers são muito úteis nesse sentido, pois controlarão a intensidade da lâmpada. Dessa maneira você poderá ajustar se quer ela mais forte ou suave. É importante se certificar de que a lâmpada que deseja instalar o dimmer é dimerizável.

 

Luz direta e luz indireta em quarto de bebe

4 - Cores e intensidade da luz

Tão importante quanto a quantidade e o tipo de luminárias instaladas, a cor e a intensidade da luz também possuem um grande papel no planejamento da iluminação para quarto do bebê. Os olhos das crianças são muito sensíveis e luzes fortes devem ser evitadas.

Ao contrário de outros cômodos da casa que a prioridade é escolher a iluminação direta adequada, nos quartos de criança a preferência é pela iluminação indireta. As luzes mais fracas e menos intensas são as mais indicadas, pois são confortáveis aos olhos dos bebês.

Priorize também as luzes amareladas, de tons quentes ou warm lights. Elas também possuem o efeito de relaxamento e conforto. As luzes frias estimulam a concentração e interferem no sono da criança, por isso não são muito recomendadas.

Use as luzes mais intensas e em maior quantidade durante o dia, para o seu bebê entender que é hora de acordar, e as luzes mais suaves à noite, para ele saber que precisa dormir.

Também é importante lembrar que as luzes nunca devem estar diretamente no bebê e considerar o ponto de vista dele quando for instalar as luminárias. A chave é direcionar as luzes para o trocador, para o berço e para a poltrona de amamentar ao invés de colocá-las diretamente no local.

As luminárias com revestimento leitoso são muito interessantes para esse fim, pois impedem que a luz seja forte, causando uma iluminação mais difusa e suave.

5 - Luminárias e combinações

Na hora de efetivamente comprar as suas lâmpadas e luminárias, priorize pelas luzes de LED. Além de serem mais econômicas elas também não esquentam, o que as tornam mais segura para os pequenos.

Os abajures de mesa e de chão não são muito indicados, pois quando a criança começar a engatinhar e brincar ela pode acabar derrubando-o e se machucando. Caso você desejar instalá-lo da mesma maneira, certifique-se de colocá-lo em uma área que não ofereça nenhum risco para a criança.

Use e abuse de combinações entre uma luz central e outras iluminações indiretas. Arandelas, pendentes e spots são muito bem vindos e podem fazer ótimas harmonizações com lustres e plafons. Utilize da sua imaginação e você criará um ótimo espaço cheio de conforto para o seu pequeno.

Iluminação ideal para quarto de bebe

Comentários