A torneira com filtro e o purificador de água não são o mesmo produto. No processo de filtragem a torneira com filtro tem uma vela que elimina uma certa quantidade de cloro da água, bem como, sujeiras e partículas sólidas, como areia, barro e ferrugem.
Em relação ao tamanho dessas partículas e a quantidade de cloro, pode variar de modelo para modelo, mas sobre o cloro, para ser aprovada pelo Inmetro, ela geralmente precisa remover pelo menos 75% do cloro, para ter na etiqueta a informação “com redução de cloro livre”.
Além disso, por conta dessa limitação na filtragem a torneira com filtro é mais recomendada para regiões que tenham alguma estação de tratamento de água.
Ela é uma ótima opção se você tem pouco espaço na cozinha, afinal, esse modelo é compacto, já que você tem água normal e água filtrada em um mesmo produto.
Um ponto que você deve ficar atento é em relação à pressão da água. Se ela for muito alta, as impurezas podem passar pelo filtro e continuar na água.
Nesse caso, é essencial respeitar a pressão mínima e máxima especificada na embalagem da torneira com filtro, pois ao utilizá-la respeitando esse mínimo e máximo, você terá a torneira com filtro funcionando bem.
Inclusive, tanto na torneira com filtro quanto na torneira com purificador ou mesmo só o purificador de água, quanto mais rápido a água passar pelo processo de filtragem/purificação, menos eficiente é o processo.
Sabemos que encher uma jarra de 2 litros com pouca água saindo pode ser complicado em uma rotina corrida, mas a demora na filtragem/purificação é um indicativo de que o processo está ocorrendo e a água sairá mais limpa, conforme as especificações do modelo escolhido.
Agora, falando do purificador de água em si, além da vela que a torneira com filtro tem, ele conta geralmente com outras camadas de purificação, como o filtro em polipropileno e a luz UV.
Então, além de retirar barro e ferrugem, ele também remove as bactérias, microorganismos e substâncias químicas, como o cloro. Um exemplo de torneira com purificador é a Docol Vitalis.
Dessa forma, o purificador de água pode ser usado em qualquer região e algumas opções, inclusive, podem ser conectadas na energia elétrica para fornecer também água gelada.
Um ponto extremamente importante sobre a torneira com filtro, torneira com purificador ou purificador de água é que todos eles contam com um filtro/purificador que é um refil que deve ser trocado considerando o prazo de cada fabricante.
Geralmente eles conseguem filtrar/purificar até 2.000 litros de água ou 6 meses de uso. Entretanto, alguns fatores podem impactar nesses prazos e capacidade de filtragem/purificação em litros, como a qualidade da água que vem pela rede de abastecimento e a quantidade de água consumida, por exemplo.
O ideal é analisar a qualidade da água que sai do filtro/purificador. Se você notar que demora muito para a água sair e se ela está vindo com gosto ruim ou mesmo com uma coloração estranha, normalmente esses sinais indicam que está na hora de trocar o refil.
A Classificação de Eficiência de Retenção de Partículas elaborada pelo Inmetro tem por intuito garantir a qualidade dos refis, utilizando como critério de avaliação o tamanho das partículas, sendo em micro (µ).
Essa categorização tem seis níveis, nomeados de A a F, sendo o A capaz de reter todas as impurezas e o F retém apenas partículas e elementos maiores, fazendo um trabalho básico de limpeza.
Abaixo você confere quais tamanhos correspondem a cada letra da classificação:
*> maior que | < menor que
Essa informação você tem na caixa do filtro ou purificador, mas também no site do fabricante. E ainda, vale ressaltar que todas as categorias são aprovadas pelo Inmetro, ou seja, tem capacidade de filtrar a água e torná-la própria para consumo.
A Eficiência Bacteriológica é outro critério essencial que você precisa analisar em um filtro ou purificador de água, pois ela atesta que o aparelho consegue remover as bactérias da água durante o processo de filtragem.
Esse é um dado que vem na embalagem (normalmente ao lado da informação sobre a retenção de partículas) e que também deve estar disponível no site da marca. Estará escrito na caixa: “com eficiência bacteriológica” ou “sem eficiência bacteriológica”.
De acordo com a ABNT NBR 16098, “[...]o aparelho que se propõe a realizar a redução de cloro livre deve ser considerado eficiente, quando a redução de cloro livre, no final da vida útil, for maior ou igual a 75% no ensaio para verificação de eficiência de redução de cloro livre. O valor a ser utilizado para aprovação do aparelho deve ser a média aritmética do percentual de redução de cloro livre.”
Ou seja, se o modelo de torneira com filtro ou purificador tem na etiqueta a informação “Com redução de cloro livre”, significa que ela passou nos testes e consegue reduzir pelo menos 75% do cloro presente na água.
No mercado você encontra a torneira (apenas água fria) com filtro, a torneira elétrica com filtro e a torneira misturador ou monocomando com filtro.
Abaixo separamos alguns exemplos:
O primeiro aspecto que você precisa avaliar na escolha da sua torneira com filtro é o local de instalação. Você tem espaço ou não? Isso porque, alguns modelos são mais robustos e mesmo que sejam 2 em 1, podem ser opções com um design mais imponente, necessitando de mais espaço.
Atrelado a isso, verifique a fiação e a tubulação se tudo está funcionando corretamente para utilizar com a torneira com filtro.
Depois de analisar o espaço disponível, a fiação e a tubulação, você deve decidir qual tipo de torneira que você quer: torneira com filtro, torneira elétrica com filtro ou a torneira monocomando com filtro.
Se você necessita de água quente na cozinha, pode optar pela torneira elétrica com filtro ou pela torneira monocomando com filtro. Agora, se você não quer ou não precisa de água quente, uma torneira com filtro normal pode ser uma ótima escolha.
Apenas se lembre que, ao decidir por um modelo monocomando, você precisará de um sistema de aquecimento.
Também avalie e escolha o design e a cor da torneira com filtro. No mercado você encontra diversas cores, desde o clássico cromado, até opções no branco, grafite, cobre, red gold e black matte, por exemplo.
A facilidade na troca do refil é outro ponto relevante. Em boa parte das torneiras com filtro, ele fica dentro do corpo da torneira, mas em alguns modelos o filtro é instalado abaixo da pia, como é na Docol Vitalis.
Também verifique se a pressão da água na sua casa é compatível com a torneira com filtro que você deseja comprar.
Se ela não ficar entre o mínimo e máximo recomendado pelo fabricante, a torneira com filtro pode não funcionar, saindo pouca água ou mesmo fornecendo água para consumo sem estar devidamente filtrada/purificada por conta da alta pressão.
E claro, o último critério, mas não menos importante, é a Classificação de filtragem da água que engloba a retenção de partículas, eficiência bacteriológica e a redução de cloro livre. Essa informação está presente nas especificações da torneira com filtro ou mesmo, vem colada na estrutura da torneira.
O melhor, sem dúvida, é a torneira com filtro/purificador com redução de cloro livre, com eficiência bacteriológica e com a retenção de partículas com classificação A: > 0,5 a < 1.
Contudo, isso não quer dizer que qualquer opção inferior a isso é ruim. Todos os filtros e purificadores com classe entre A e F são aprovados pelo Inmetro, o que impacta é a capacidade de reter resíduos pequenos ou grandes.
Agora que você já sabe mais sobre as torneiras com filtro, navegue pela categoria e escolha o melhor modelo para o seu lar!
Sim. Se a torneira com filtro não fornecesse uma água adequada para consumo, não seria comercializada. As opções disponíveis no mercado variam na classificação, mas todos atendem pelo menos os requisitos mínimos para garantir um consumo de água seguro.
Não. O indicado é trocar o filtro, pois o material filtrante, na maioria dos modelos, é com carvão ativado, perdendo a eficácia com o uso e lavá-lo não o tornará novo.
Tanto a torneira com filtro quanto o purificador de água são seguros e garantem uma água própria para consumo.
Entretanto, o purificador de água é melhor, quando comparado com a torneira com filtro, pois ele tem mais camadas de purificação, conseguindo inclusive, reter bactérias, o que a torneira com filtro não é capaz de fazer.
A validade de um filtro de torneira depende do que é recomendado por cada fabricante, mas geralmente é 6 meses ou a filtragem/purificação de 2.000 litros de água.
O prazo de validade e a capacidade em litros podem variar conforme a qualidade da água que você recebe da rede de abastecimento e a quantidade consumida.
O correto é monitorar a qualidade e o fluxo da água. Se não estiver saindo a mesma quantidade de quando você comprou e/ou se a água tiver gosto, cor estranha ou algum tipo de odor, é sinal que o refil precisa ser substituído.