O melhor em cooktops do mercado
O cooktop é uma opção de fogão usado para cozinhar alimentos e é normalmente instalado em uma superfície de trabalho da cozinha. Os materiais mais utilizados para fabricá-lo são o vidro, a cerâmica ou o aço inoxidável.
Além disso, é válido mencionar que os cooktops também se diferenciam quanto ao tipo de instalação/uso que pode ser de embutir ou** portátil**.
Enquanto o modelo de embutir é inserido em um buraco feito na superfície do balcão da cozinha, a versão portátil geralmente é mais compacta e pode ser carregada para qualquer lugar.
Contudo, as opções de cooktops não se diferem apenas nesses pontos, mas principalmente quanto ao método de aquecimento da base. Confira a seguir quais são:
Nesse modelo existe uma resistência elétrica que esquenta quando ocorre a passagem da energia, aquecendo assim a superfície e depois as panelas. Além disso, com ele você tem um controle preciso da temperatura e agilidade no preparo, porém o consumo de energia é maior.
Outro ponto importante dessa opção é que ele normalmente possibilita o uso de todos os tipos de panelas, mas é indicado ler o manual e seguir as recomendações do fabricante.
É um modelo bonito, prático e sofisticado também por conta do material da mesa que é a vitrocerâmica. Além de permitir um aquecimento super rápido, a superfície é mais resistente a respingos e sujeiras, facilitando a limpeza e contribuindo para a durabilidade do cooktop elétrico.
Quando a base desse modelo está quente, fica vermelha nos locais que seriam as bocas. Entretanto, mesmo com essa sinalização visual, você ou outra pessoa, principalmente crianças e idosos, podem não perceber e acabar encostando e se queimando, então todo cuidado é pouco.
E ainda, apenas para reforçar, é essencial que antes de optar por esse modelo você avalie o quadro de energia da sua casa para ter certeza que ele suporta o consumo de energia do cooktop elétrico.
O cooktop a gás funciona tanto com o botijão, quanto com o gás encanado, e conta com uma instalação simples. Além disso, qualquer panela pode ser utilizada para cozinhar e é possível utilizá-lo mesmo sem energia, já que o acendimento automático pode ser substituído pelo isqueiro ou fósforo.
Não podemos deixar de mencionar a economia dele, tanto no consumo de gás, quanto no seu próprio custo, já que você encontra opções no mercado bem mais acessíveis do que os modelos elétricos e por indução.
O cooktop por indução funciona da seguinte forma: um campo eletromagnético é gerado na parte interna da superfície e quando uma panela é posicionada acima, as moléculas da estrutura da panela são ativadas por conta desse campo eletromagnético, fazendo com que ela aqueça.
Por conta disso, essa opção de cooktop necessita de panelas com materiais específicos como o aço, ferro fundido ou fundo triplo, para haver a troca de calor entre o indutor de energia com campo eletromagnético e a panela.
Outra característica desse cooktop é que ele só esquenta se a panela estiver posicionada em cima (por conta do seu material), no momento que você a retira, ele começa a esfriar. Isso é um recurso bastante válido se na sua casa existem crianças e idosos, pois o risco de queimaduras reduz.
Além disso, esse tipo de cooktop cozinha mais rapidamente do que qualquer outro modelo, consome menos energia que os cooktops elétricos, porém é mais caro se comparado ao modelo a gás ou elétrico.
A quantidade de bocas dependerá da quantidade de pessoas e frequência de uso. Ou seja, se apenas você irá usar o fogão e você gosta de cozinhar com regularidade ou mesmo costuma fazer as marmitas para a semana, vale a pena optar por um modelo de 2 bocas ou 4 bocas, assim você economiza tempo e o trabalho rende.
Já os cooktops de 5 bocas e 6 bocas são opções válidas para famílias maiores ou mesmo se você costuma receber amigos e familiares em casa. Não tem muito segredo nessa escolha, a ideia é você analisar quanto que utiliza esse eletrodoméstico e a quantidade de comida normalmente feita.
Para facilitar sua avaliação, listamos a seguir as características do fogão e do cooktop, assim você pode optar pelo melhor produto de acordo com suas necessidades.
A cozinha é a primeira coisa que você precisa avaliar antes de optar um cooktop. Dentro dessa análise deve entrar a decoração, mas também se você tem ou não móveis sob medida e se sua cozinha é grande ou pequena.
Esses pontos podem direcionar sua escolha antes mesmo de você considerar os próximos critérios. Dependendo de como foi feita sua cozinha, se ela é sob medida, é provável que já tenha o espaço destinado ao cooktop. Ou, se ela é muito pequena, um espaço valioso pode ser perdido com um fogão normal, por exemplo.
Ou seja, diante da sua realidade alguns pontos podem fazer com que a escolha por um fogão seja necessária, por isso a importância de avaliar com calma e sem esquecer de nada.
Você analisou e ainda pode continuar com a ideia de adquirir um cooktop? Então, o próximo passo é definir qual modelo você quer (elétrico, a gás ou por indução), qual material (vidro, cerâmica ou aço inoxidável) e quantas bocas ele deve ter.
Não esqueça de verificar a voltagem do seu imóvel para optar pela versão correspondente e também a eficiência energética, procure pela etiqueta da Procel. Produtos com as letras A e B são mais eficientes do que as letras D e F, menos eficientes.
E ainda, é indicado pesquisar sobre o consumo de energia elétrica de cada modelo. Como você viu em um dos tópicos, uma das opções pode aumentar sua conta de energia. Se você quer evitar esse tipo de problema, considere a compra de um modelo que não consome tanto.
Por fim, se você já sabe qual cooktop quer, navegue pela categoria e escolha o seu!