Quais são os tipos de fritadeiras elétricas que existem?
No mercado há inúmeros modelos de fritadeiras elétricas, principalmente se agregarmos na lista as fritadeiras elétricas industriais, por exemplo. Entretanto, nosso foco é te auxiliar a optar pela melhor fritadeira elétrica para usar em casa, então é sobre ela que falaremos.
Quanto aos tipos de fritadeiras existem dois principais: as fritadeiras elétricas com óleo e sem óleo.
As fritadeiras elétricas com óleo são aquecidas por meio de uma resistência elétrica, já os modelos sem óleo, também conhecidos como air fryer, utilizam o ar aquecido e, com a ajuda de uma ventoinha, espalham esse ar pela fritadeira para cozinhar os alimentos. Ou seja, a air fryer é uma fritadeira elétrica também, porém não utiliza óleo para cozinhar a comida.
Abaixo listamos algumas vantagens de cada tipo de fritadeira:
Fritadeira elétrica com óleo
- Mais barata que a opção sem óleo
- Alimentos mais crocantes
- Economia de gás
- Mais segura que a panela comum.
Fritadeira elétrica sem óleo — Air Fryer
- Comida mais saudável
- Preparo mais prático e rápido dos alimentos
- Variedade de receitas (comida grelhada, frita, assada, etc)
- Menos sujeira
- Não deixa cheiro pela casa
- Economia de gás
- Fácil de limpar.
Qual fritadeira elétrica consome menos energia?
Para saber qual fritadeira elétrica consome menos energia você precisa realizar um cálculo simples e rápido de fazer. A conta tem por objetivo indicar o consumo de energia em kWh, então verifique qual é a potência (W) da fritadeira, multiplique pelo tempo de uso em horas (h) e divida o resultado por 1000.
Exemplo: uma fritadeira de 2000W de potência, suponhamos que você utilize 1 hora por dia. Se multiplicar 2000W x 1h = 2000W / 1000 = 2 kWh. Para descobrir o consumo mensal, basta multiplicar o consumo diário 2 kWh pelo tanto de dias que ela foi usada.
Se você utilizar 10 dias no mês, por exemplo, irá consumir 20 kWh. E claro, para saber quanto que esse valor representa na sua fatura de energia, multiplique o consumo em kWh pela tarifa de energia.
A fritadeira elétrica menos potente, irá consumir menos energia, mas não use essa lógica como regra. O ideal é analisar cada modelo e potência, fazer o cálculo, para então ter certeza quanto ao consumo de energia da fritadeira.
O que avaliar antes de adquirir uma fritadeira elétrica?
Ao analisar uma fritadeira elétrica, o primeiro passo é decidir se você quer a opção com ou sem óleo. Atrelado a isso, avalie as possibilidades quanto ao design, cor e formato.
A cor mais tradicional é o preto, mas você pode inovar e optar por uma fritadeira elétrica vermelha, por exemplo.
Outro aspecto que deve ser analisado é a voltagem. Verifique se na sua casa é 127V ou 220V e confira se a voltagem da fritadeira desejada é igual, para evitar problemas.
Também avalie a capacidade (em litros) de cozimento. Para acertar nesse critério, considere a frequência de uso, quantas pessoas utilizam e, principalmente, a quantidade de comida feita na fritadeira.
Se você mora sozinho ou com alguém, uma opção até 5 litros pode suprir bem suas demandas. Agora, se você tem uma família maior, um modelo de 8 ou 12 litros pode ser o ideal.
Conectado com o tópico sobre consumo de energia, verifique a potência da fritadeira. Quanto mais potente, mais rápido ela efetua o cozimento/fritura da comida. Contudo, quanto mais potente, mais ela consome energia.
Nesse ponto também deve entrar o quesito orçamento, tanto o quanto você está disposto a pagar por uma fritadeira, como também o quanto consegue inserir nos gastos de energia ao longo do mês.
Defina também quais acessórios a fritadeira deve ter para agregar na hora de preparar a comida. Algumas contam com: trava de proteção, cestos antiaderentes e/ou removíveis, controle de temperatura, janela de vidro, timer, grelhas, assadeiras, entre outros.
Também analise se o modelo que você gostou tem o selo do INMETRO, que garante que o produto foi testado, aprovado e que está apto a ser comercializado com segurança e qualidade.
Por fim, verifique as opiniões de outros consumidores sobre a fritadeira elétrica e a marca. Essa avaliação ajuda a separar ou descartar possíveis opções.
Se você já sabe qual fritadeira elétrica quer para sua casa, navegue pela nossa categoria e opte pelo melhor modelo!