Qual a diferença entre as placas e painéis de LED?
Os painéis de LED são utilizados em diversos espaços pela sua economia, praticidade e beleza e têm como principal característica a fita adesiva de LED interna que “contorna” o painel e distribui a luminosidade pela estrutura.
Já as placas de LED, como o próprio nome sugere, contam com uma placa onde todos os LEDs ficam distribuídos de maneira uniforme em toda a extensão da peça, gerando uma luz intensa e padronizada.
Tanto nos painéis, quanto nas placas de LED, há economia de energia e durabilidade, sendo ótimas opções para iluminar ambientes com eficiência.
Quais são os modelos e formatos mais comuns de painéis de LED?
Agora que você já sabe a principal diferença entre as placas e painéis de LED, é interessante conhecer as opções de modelos e formatos. A respeito dos modelos que você encontra no mercado, há dois principais:
Painel de LED de sobrepor
O grande diferencial do painel de LED de sobrepor é a instalação ser muito prática e fácil de fazer. Isso porque, ele é fixo na superfície do teto, sem precisar fazer muitos furos ou um buraco maior para encaixar a peça.
E ainda, o design desse modelo é contemporâneo e clean, garantindo uma boa iluminação sem necessidade de ocupar um grande espaço no teto.
Painel de LED de embutir
Já o painel de LED de embutir se destaca pelo fato de ser discreto, principalmente se você quer instalá-lo em um local, mas não quer que ele chame atenção. É o tipo de iluminação que se integra ao ambiente com tanta facilidade que passa despercebido. Seu uso é bastante comum em forro modular, PVC, madeira ou gesso.
Também existem alguns formatos de painel de LED que se destacam, são eles:
Redondo: não é usado com tanta frequência, mas é uma opção interessante a depender do objetivo da iluminação e da composição do local. Outro ponto bacana é que você encontra para comprar tanto o painel de LED redondo de embutir, quanto o painel de LED redondo de sobrepor
Quadrado: o painel de LED quadrado é um dos mais adquiridos justamente pela facilidade de combinar com diversos projetos e demandas e também por ter um design moderno
Retangular: a opção de painel de LED retangular agrega nos ambientes pela estrutura e luminosidade, já que é um modelo com tamanhos maiores. Bastante válido para espaços empresariais ou cômodos grandes onde se necessita mais luz.
Como escolher um painel de led?
O primeiro ponto que deve ser avaliado é a potência (W) e o fluxo luminoso (lúmens) necessário para iluminar todo seu espaço. Um ponto interessante sobre o fluxo luminoso é que quanto mais lúmens o painel tiver, mais luz ele emitirá. Então, fique atento a esse item para acertar na luminosidade adequada para seu ambiente.
Outro aspecto a ser considerado é a temperatura da cor/luz. Existem três tipos: a luz amarela (quente), a luz branca (fria) e a luz neutra. A luz amarela contribuiu para a criação de um local calmo, tranquilo e acolhedor; a luz branca favorece uma atmosfera mais ágil e energizante e a luz neutra colabora para um espaço mais criativo.
Além disso, tão importante quanto esses detalhes técnicos são o tamanho, modelo e formato.
Para descobrir se será necessário um painel de LED grande ou pequeno, verifique a potência e o fluxo luminoso necessário para o espaço em questão, como mencionamos acima. Sobre o modelo, avalie a decoração e o que você deseja transmitir.
Já os formatos quadrado e retangular combinam bem com ambientes mais joviais, modernos e clean. O redondo pode ser uma ótima aposta em lugares com um ar mais romântico ou retrô.
Atrelado a isso, não esqueça de definir se quer o painel de LED de sobrepor ou embutir. Esse critério também dependerá do seu gosto e do apelo decorativo do local.
Por fim, é válido optar por modelos de painéis de LED que sejam bivolt e tenham mais de 20.000 horas de vida útil. Seu bolso e o meio ambiente agradecem.
Agora ficou muito mais fácil escolher os painéis de LED para a sua casa, concorda? Aproveite para conferir nossas opções de sobrepor e embutir e se surpreenda!