O melhor em arandelas do mercado
A arandela é um modelo de luminária de parede que proporciona ao ambiente uma luz aconchegante e concentrada. Por existir uma imensa variedade de formatos e cores, é possível criar espaços básicos, mas também projetos arquitetônicos sofisticados.
Ela também garante um visual cativante, tanto pelo design quanto pelos efeitos de iluminação. Além disso, tem como função iluminar o local, mas seu objetivo maior é decorar os ambientes internos e externos.
As arandelas se diferenciam por conta do local de utilização e também pelo modelo e estilo. Abaixo listamos os tipos de arandelas mais comuns.
As opções de arandelas para uso interno contam com algumas diferenças em relação às arandelas externas. A diferença mais importante que necessita sua atenção é quanto ao material de fabricação.
Modelos internos são produzidos com materiais mais sensíveis e delicados, sendo seu uso recomendado apenas para interiores.
Digamos que você pode usar uma opção de arandela externa em um ambiente interno, contudo não é indicado utilizar uma arandela interna em um espaço externo.
Já as arandelas de parede para uso externo contam com características como resistência e capacidade de suportar alterações climáticas, justamente porque podem receber sol e chuva diretamente.
A arandela de efeito nada mais é do que uma luminária que, devido ao seu design, produz efeitos decorativos com os fachos de luz, emitidos em diversas direções.
Alguns traços do passado não saem de moda e o estilo rústico se faz muito presente no design das arandelas. Formas e modelos mais desenhados, principalmente em metal, colaboram para um ambiente mais vintage.
Essa opção é válida se você quer praticidade e rapidez na instalação da sua arandela. Como o próprio nome menciona, essa luminária já vem com fio, basta colocar perto de uma tomada e ligar.
Na grande maioria dos casos, quando você opta por uma arandela, ela não vem com a lâmpada junto. É um item que deve ser adquirido fora a parte.
Contudo, alguns poucos modelos, especialmente as arandelas com lâmpada de LED, já vem direto de fábrica com a luz embutida. Isso facilita bastante, já que você não precisa se preocupar em encontrar o tipo de lâmpada ideal para sua arandela.
É óbvio, mas você pode instalar as arandelas onde desejar. Como existem tipos diferentes, para ambientes variados, basta escolher o modelo que mais combina com o espaço, lembrando que para uso externo ela precisa ser feita com um material resistente.
De qualquer forma, separamos algumas dicas de utilização conforme o ambiente. Confira a seguir.
O quarto é um cômodo intimista que pede itens e objetos decorativos funcionais e leves.
A arandela de parede para quarto normalmente conta com luzes amarelas, para garantir a comodidade do espaço. Além disso, costuma ter um design mais linear para produzir um feixe de luz reto ou também um layout mais trabalhado, para iluminar projetando efeitos, como linhas e formas.
Por ser um local que demanda mais calma e tranquilidade, uma boa opção de arandela é aquela com a estrutura em acrílico ou vidro fosco, criando uma luminosidade difusa.
A arandela não substitui uma luz central, mas pode proporcionar todo o charme e conforto para você se arrumar no closet com calma e bem-estar, principalmente se esse ambiente é mais retangular, contando com um corredor, por exemplo, pois você pode produzir um “caminho” elegante e confortável com as luzes.
Sobre a lâmpada, por ser um local para se arrumar, é válido apostar em opções com temperatura da cor quente ou neutra, para não perder o aconchego do espaço.
Quanto ao design da arandela, dependerá do estilo da decoração. Se for mais vintage, os modelos rústicos com luz amarela são bem interessantes.
Entretanto, se a decoração é mais minimalista, com linhas retas e cores neutras, os modelos mais modernos e lineares, nas cores preto e branco, podem ser ideais.
A televisão pode ser iluminada com uma arandela de cada lado, com luz quente, assim o visual se torna aconchegante na totalidade e não prejudica na hora de assistir.
Se o sofá fica na frente de uma parede, também vale a pena utilizar as arandelas, criando um jogo de luzes que realcem o sofá e a parede em si.
Esses são pontos estratégicos do ambiente que podem ser valorizados pelas arandelas, mas não se limite a eles. Outros pontos da sala podem ser explorados, só lembre que essa luminária não é a luz principal e sim um ponto de luz adicional.
Um fato que não pode ser negado é que a cozinha necessita de muita luz. O preparo de alimentos não deve ser realizado no escuro ou, em um ambiente pouco iluminado.
Nesse sentido, o uso de arandelas é possível, mas você precisa inserir no espaço como complemento, um detalhe visual.
Mesmo com a luz natural de uma ou mais janelas, você pode instalar arandelas nas laterais delas e também acima da pia, agregando na luz central.
Se a mesa é quadrada e fica encostada na parede, você também pode utilizar esse modelo de luminária para reforçar a claridade na hora das refeições.
A primeira sugestão não poderia ser outra: acrescentar arandelas de parede nas laterais do espelho do banheiro. Opções compactas proporcionam beleza discretamente. Já os modelos de arandela mais alongados, ganham destaque, principalmente se tiverem luz amarela.
O tamanho do seu banheiro ditará o número de arandelas que você pode usar. Apenas se lembre que elas buscam complementar a luz central.
A garagem é um espaço que necessita do jogo de luzes? Não é uma regra, vai muito do quanto você gosta de trabalhar a composição dos ambientes.
Nesse sentido, se você é o tipo de pessoa que não dispensa uma iluminação diferenciada até mesmo na garagem, então vale a pena conferir as alternativas de arandelas externas, sobretudo se a sua garagem fica na frente da casa.
Opte por modelos fortes e resistentes ao vento, chuva, sol e por uma opção de lâmpada com um fluxo luminoso (lúmens) intenso, já que esse espaço precisa de claridade.
E claro, o jardim não poderia ser deixado de lado. Esse é um dos ambientes que mais se torna atrativo visualmente, já que as arandelas podem ser usadas entre as plantas, árvores, no caminho que leva até a entrada da casa ou nos muros, ajudando a realçar o paisagismo do local.
Por normalmente ser um espaço amplo, você pode combinar estilos e formatos de arandelas, e também o tipo de temperatura da luz.
Se há uma passagem para pessoas no jardim com um muro perto, você pode colocar arandelas com luz branca fria, criando um caminho iluminado. Já as plantas encostadas na casa, você pode optar por uma luz mais difusa e quente.
O local de instalação, bem como, o design da decoração devem ser avaliados antes de escolher um modelo de arandela para parede. Combine com o layout do cômodo para não produzir um desequilíbrio visual.
Definido o ambiente, a arandela precisa ser adequada para ele, que será um espaço interno ou externo. Como já falamos ao longo do texto, uma luminária para ambientes externos deve ser feita de um material resistente ao tempo como chuva, sol e vento.
Então, não esqueça de verificar o material de fabricação e depois analisar se a arandela está apta para o local desejado.
Além disso, o design da arandela também precisa ser analisado, bem como acor. São diversos estilos, mas não se preocupe, basta analisar o espaço que você já irá descobrir qual linha que mais combina. Cores vibrantes são mais difíceis de compor os espaços, mas não impossíveis.
Por outro lado, as arandelas de parede em preto, branco, dourado, cobre, cores mais neutras, são leves e se conectam com as propostas arquitetônicas com facilidade.
Agora você consegue escolher sua arandela de parede com tranquilidade, pois as dúvidas essenciais foram esclarecidas, concorda? Aproveite para navegar pelos nossos modelos e conheça as nossas opções!