O melhor em trilhos de iluminação do mercado
Um ambiente bem luminoso é essencial, independente das atividades em que nele são realizadas. Um produto querido pelos consumidores que proporciona um visual interessante é o trilho de iluminação ou trilho eletrificado.
De forma prática, ele nada mais é do que uma haste metálica que acomoda toda a fiação elétrica e permite acoplar spots de luz ao longo da sua extensão.
O grande diferencial desse modelo de iluminação é o alcance da luz, iluminando todos os cantos de um espaço, já que os spots podem ser direcionados conforme sua necessidade.
Além disso, ele se destaca pela praticidade de instalação, já que não é preciso quebrar paredes ou mexer na fiação do imóvel, por conta dos fios ficarem no trilho.
Já o spot de luz é um acessório de iluminação inserido no trilho eletrificado, permitindo que você o mova e coloque o foco em pontos e objetos do ambiente, sendo pouco recomendado para iluminar o espaço em geral.
Agora que você já sabe o que é o trilho de iluminação, separamos algumas informações sobre os tipos de trilhos que existem. São eles:
Trilho industrial: é o tipo de trilho que conta com design e traços do estilo industrial, utilizado em projetos arquitetônicos que realçam esse conceito de estrutura à mostra, com cores neutras, tons escuros, etc
Trilho de perfil de LED: esse modelo é prático, discreto e elegante, sendo uma ótima opção para ambientes mais sóbrios como sala e quarto. Como ele apresenta ao longo da estrutura luminárias de LED lineares, cria uma percepção delicada e sofisticada, sem exageros
Trilho de embutir: esse tipo de trilho também é usado em locais e demandas que necessitam de luz com foco específico, entretanto seu diferencial é ficar discreto no teto, se comparado aos demais modelos.
Assim como os trilhos, também existem algumas variedades de spots que podem contribuir para o seu projeto ou demanda pontual. Entre eles, queremos destacar o de:
Teto: esse modelo de spot é bastante comum e instalado diretamente no teto, permitindo o seu ajuste na direção e ângulo desejado
Embutir: como o próprio nome sugere, ele é embutido, inserido em um buraco no teto, chamando pouco a atenção, porém ainda garante uma iluminação focada
Trilho: esse é o modelo de spot colocado no trilho eletrificado, podendo ser mudado conforme o intuito da iluminação
Sobrepor: ao contrário dos modelos de embutir, o spot de sobrepor é instalado na superfície do teto ou da parede, não precisando de um buraco para isso
LED: é o tipo de spot que utiliza a tecnologia de LED, que dentre suas características tem a economia de energia e vida útil longa.
Quando o assunto é iluminação, a versatilidade toma conta. Você pode criar combinações e montagens diferentes com os trilhos de iluminação e spots.
Em um trilho você pode colocar quantos spots desejar, contudo, em um certo ponto o bom senso é válido, já que muitas peças juntas podem prejudicar o visual, por exemplo.
O bacana é que você pode comprar um trilho com spot completo (lâmpada é comprada separadamente) ou pode adquirir tanto um quanto outro separadamente, montando conforme sua demanda e gosto.
No mercado você encontra opções de trilhos com 1 m, 1,5 m e 2 m, podendo mesclar entre eles ou optar por apenas um, fazendo as instalações necessárias.
O primeiro passo para acertar é avaliar o cômodo onde será instalado o trilho eletrificado. Essa análise envolve não apenas o estilo da decoração, como também o objetivo almejado, ou seja, se o intuito é criar um espaço mais clean, moderno, etc.
Atrelado a isso, também verifique quantos trilhos e quantos spots (lâmpadas) você precisará. A quantidade de spots por trilho não tem uma regra, mas um bom direcionamento é que haja uma distância de no mínimo 30 cm entre um e outro, favorecendo a luminosidade e a estética da peça.
Outro ponto importante é a cor do trilho de iluminação. Cores neutras como preto e branco são muito usados pela praticidade de combinar com diversos ambientes e propostas de espaços.
Já as opções coloridas, como cobre, dourado, laranja e amarelo, por exemplo, podem ser utilizados em ideias mais ousadas, para gerar contraste ou mesmo dar foco ao tipo de iluminação usada.
E ainda, você precisa definir o tipo de lâmpada que deseja para os spots do seu trilho eletrificado. Nesse sentido, fique atento às informações, entre elas, se o spot de trilho é com soquete, por exemplo. Se for, você deve verificar qual é o modelo (mais comum E27 ou GU10), para então avaliar as opções de lâmpadas que se encaixam.
Por fim, para a escolha do trilho de iluminação ser eficaz, não esqueça de analisar as opções de materiais. Os mais comuns e procurados são feitos de alumínio, policarbonato ou metal.
Alguns cômodos da sua casa podem se beneficiar com o design dos trilhos eletrificados. Como já pontuamos, os spots garantem destaque para locais específicos, então a imaginação pode entrar em cena.
Dependendo da composição, os trilhos de iluminação para sala nas cores branco ou preto, com três ou quatro spots são uma boa opção. Se a estruturação do ambiente é mais moderna, com linhas retas, os trilhos com spots em formato de tubo, combinam bastante.
Agora, se o lugar tem um ar mais vintage, com peças decorativas em metal, quadros que remetem ao passado, os trilhos com spots hol lineares, ficam bem interessantes.
Se for avaliar opções de trilhos de iluminação para cozinha, considere manter a luz principal, e instalar um ou dois trilhos em pontos estratégicos, com dois ou três spots. Caso sua cozinha seja muito pequena, o spot é recomendado se tiver algo para iluminar, como um quadro ou mesmo uma bancada para refeições rápidas.
Outro ambiente que pode ser valorizado e bem iluminado com o uso de spots, é a área gourmet. Se você explorou cores, um trilho eletrificado com spots em cores vibrantes pode ficar bacana. O cobre e o dourado também são bem-vindos se a proposta segue no estilo industrial.
O quarto é um cômodo que demanda cautela no uso de spots. Se você tem uma peça ou local que deseja chamar atenção, o uso é indicado. Entretanto, uma luz geral e algum lustre ou pendente faz mais sentido para o lugar por serem pontuais e discretos.
Contudo, não podemos esquecer de um espaço muito importante no quarto: o closet. Este, sim, pode e deve ser muito luminoso para facilitar a escolha das roupas, calçados e acessórios.
Por ser um ambiente muito pessoal, a questão da cor e estilo do trilho de iluminação deve seguir seu gosto. Uma dica quanto às cores é: cores vivas como laranja, amarelo e vermelho são mais fáceis de perder o charme do que cores como o branco, preto, cobre e dourado.
De qualquer forma, design e cor precisam respeitar seu gosto e estilo.