O melhor em jogos de panelas do mercado
A escolha de uma ou mais panelas pode parecer uma tarefa simples, porém essa decisão pode ser complexa se você analisar não apenas os modelos, mas também a variedade de materiais usados para fabricar esses utensílios domésticos.
Para te ajudar a avaliar, apresentamos a seguir os principais tipos de panelas que existem e, logo depois, falamos sobre os materiais.
A panela antiaderente, também conhecida como panela de teflon, é uma opção que possibilita um cozimento rápido e prático da comida. O grande diferencial é que ela evita que os alimentos grudem no fundo, e a sua limpeza é facilitada justamente por essa característica.
Normalmente é fabricada em inox ou alumínio com uma camada de teflon. Além disso, você consegue preparar a comida com pouco ou nenhum óleo e ela distribui bem o calor, proporcionando um cozimento uniforme.
Contudo, alguns cuidados são necessários antes e após o uso da panela antiaderente, na lavagem, bem como, nos itens utilizados para o manuseio dos alimentos. E ainda, fique atento, pois com o passar do tempo e o mau uso, o teflon pode se soltar do fundo e fazer mal à saúde.
A panela elétrica se destaca pela economia de gás, mas também por cozinhar em menos tempo, especialmente os alimentos duros, como beterraba, pinhão, aipim, entre outros. Ela é interessante também para preparar pratos mais elaborados como sopas, risotos, etc.
A caçarola geralmente tem alças nas laterais, bem como, é mais alta e mais funda do que os tipos tradicionais de panelas. Ela tem esse formato com o intuito de manter seu interior aquecido, realizando o cozimento de forma homogênea.
Ela é indicada para preparar comidas que demandam mais tempo de cozimento, como ensopados, carnes, etc.
A panela de pressão conta com uma tampa hermética que garante um ponto de ebulição maior da água. Isso aumenta a pressão e temperatura interna, acelerando o cozimento de alimentos duros (grãos e carnes, por exemplo) e reduzindo o tempo total para fazer, se comparado aos modelos comuns de panelas.
Além disso, você já encontra no mercado a panela de pressão na versão elétrica, que garante ainda mais segurança na hora de fazer os mais diversos pratos.
Ainda mais fundo que a caçarola, o caldeirão é ideal para o preparo de alimentos que utilizam bastante água, como sopas, feijão e até mesmo algumas massas. O grande diferencial dele é sua capacidade de cozinhar bastante comida de uma só vez.
Da mesma forma que as panelas, as frigideiras auxiliam no dia a dia e no preparo de alimentos, desde fritar uma carne até fazer uma tapioca, por exemplo. E diante de tantos usos, o mercado foi se adaptando e desenvolvendo variados modelos de frigideiras para atender todas essas necessidades.
É o modelo básico, porém muito utilizado no preparo de diferentes comidas. Com inúmeras opções de tamanhos, cores e formatos, é válido escolher ela conforme o tipo de cozimento. Por exemplo, se você for fritar um ovo, uma frigideira menor ajuda bastante.
Como o próprio nome sugere, esse modelo de frigideira permite saltear os alimentos. Ela é mais alta e conta com laterais arredondadas para facilitar o movimento dos ingredientes enquanto são preparados.
É possível encontrar essa opção também com tampa, o que ajuda ainda mais na hora de cozinhar ou gratinar a comida.
Usada há muito tempo pela culinária oriental, a frigideira wok é mais arredondada e funda, indicada para fazer alimentos salteados, refogados, mas principalmente, cozidos no vapor.
Como o próprio nome sugere, esse tipo de frigideira é indicada para fazer panquecas. O seu diferencial é que ela é mais rasa, o que possibilita virar a massa com facilidade e sem quebrar.
Ela também pode ser utilizada para preparar tapioca, justamente porque proporciona praticidade no manuseio dos alimentos.
A omeleteira é um modelo que conta com duas frigideiras, uma para fazer e outra para tampar, o que ajuda a cozinhar a omelete e manter a temperatura. E claro, esse formato auxilia na hora de virar, caso você goste de uma omelete uniforme e bem preparada.
Uma carne grelhada é uma delícia, concorda? A bistequeira proporciona esse aspecto por conta das ondulações que tem no fundo. E ainda, ela é normalmente quadrada e funda, possibilitando uma distribuição adequada da carne.
É válido mencionar que essa superfície ondulada permite que o excesso de gordura fique nos vãos, deixando a carne mais saudável e sequinha para consumo.
O famoso breakfast pode contar com uma frigideira específica. Geralmente dividida em três nichos, cada porção (bacon, ovos e outro ingrediente do seu gosto) pode ser feita simultaneamente, garantindo mais agilidade na hora de preparar seu café da manhã.
As panelas e frigideiras de inox são duráveis e versáteis. Elas também aceleram o tempo de cozimento dos alimentos ao distribuírem o calor de maneira uniforme, além de mantê-lo por um maior período.
Esse material também não libera metais pesados na comida e proporciona ao utensílio um visual encorpado e elegante.
Contudo, elas são mais pesadas, mais caras (principalmente as panelas e frigideiras de fundo triplo), riscam com facilidade e podem manchar com o tempo. E ainda, elas não possuem cabos atérmicos, ou seja, se você pegar no cabo enquanto usa a panela ou frigideira, pode se queimar, pois ele também aquece.
As panelas e frigideiras de alumínio se destacam por serem leves, baratas e fáceis de limpar. No mercado você encontra modelos em alumínio batido (espessura menor e menos retenção de calor) e alumínio fundido (espessura maior e retenção de calor por mais tempo).
Entretanto, você precisa ficar atento, pois o alumínio pode ter reação quando em contato com alguns alimentos, liberando metais pesados na comida. Além disso, esse material risca, amassa com facilidade e o alimento pode grudar no fundo.
Esse tipo de material se destaca pela beleza, por permitir cozimentos rápidos e por ser muito resistente à oxidação e à ferrugem.
Além disso, as panelas e frigideiras de cobre contam com uma boa durabilidade e você acha no mercado opções antiaderentes, que garantem ainda mais praticidade e tranquilidade no preparo de comidas.
Contudo, o cobre é nocivo para a saúde e se você realmente deseja adquirir panelas e frigideiras desse material, precisa verificar nas especificações se elas contam com uma camada interna protetora de aço inox ou titânio para evitar o contato do cobre com os alimentos.
As opções de ferro tem excelente retenção e distribuição de calor. E ainda, elas também são duráveis e o ferro liberado na comida é benéfico ao ser humano.
Entretanto, as panelas e frigideiras desse material são pesadas, caras e demandam cuidado na limpeza e secagem para evitar pontos de ferrugem.
As panelas e frigideiras de cerâmica são indicadas para fazer alimentos mais demorados como carnes e feijoadas, por exemplo. Dentre os pontos positivos desse material podemos destacar a capacidade de reter e propagar o calor de maneira prática e uniforme.
Além disso, são fáceis de lavar, leves, os alimentos não grudam, são resistentes a arranhões e não soltam substâncias tóxicas na comida.
Porém, lembre-se que existem panelas e frigideiras totalmente de cerâmica e modelos que contam apenas com o revestimento em cerâmica.
Caso a panela ou frigideira tenha apenas o revestimento em cerâmica, ela não conseguirá manter o calor, porém os outros benefícios se mantêm. E como pontos negativos, a cerâmica ainda é um material caro e demora para esquentar.
Esse tipo de material não libera substâncias tóxicas nas comidas e aguenta diversas temperaturas: fogão, geladeira e forno. Atrelado a isso, uma panela ou frigideira de vidro esquenta bem rápido e tem um visual clean e sofisticado.
Como pontos negativos do vidro podemos destacar sua fragilidade, já que quebra fácil.
O primeiro passo para optar por uma ou mais panelas e frigideiras de qualidade é definir qual tipo você quer, dentre as opções que apresentamos ao longo desse conteúdo. Escolhido o modelo, analise também se você quer que elas tenham ou não cabo.
As panelas e frigideiras utilizadas no preparo de alimentos mais demorados, que não precisam ficar mexendo direto, podem ser sem cabo. Se forem panelas grandes, você pode escolher os modelos com alças.
Agora, se a comida necessita que você cuide e mexa com frequência, os tipos com cabo são as mais indicadas. Aproveite e também verifique como que você quer a tampa.
Normalmente as tampas de vidro vêm em panelas de aço inoxidável ou alumínio, enquanto as panelas de cerâmica e ferro contam com tampas de seus respectivos materiais.
O tamanho das panelas e frigideiras também deve ser avaliado. Se você mora sozinho ou com alguém, as opções menores podem atender com tranquilidade os preparos do dia a dia.
Contudo, se sua família é numerosa, é interessante contar com modelos com uma capacidade (em litros) maior para agilizar o cozimento de alimentos.
É válido também considerar o tipo de fogão/cooktop que você tem antes de optar por um determinado modelo de panela ou frigideira, pois não são todos os materiais que podem ser usados em todos os tipos de fogões.
Na prática, o cooktop a gás permite a utilização de panelas e frigideiras de aço inox, alumínio, ferro e cerâmica. No caso do fogão à lenha, a recomendação é usar apenas as panelas e frigideiras de ferro ou cerâmica.
Já no cooktop por indução só pode ser utilizado aço inoxidável, ferro fundido ou fundo triplo, pois um campo eletromagnético é gerado na parte interna da superfície e quando uma panela é posicionada acima, as moléculas da estrutura da panela são ativadas por conta desse campo eletromagnético, fazendo com que ela aqueça.
Outro ponto interessante é ficar atento às indicações de lavagem e secagem de cada modelo com o intuito de garantir a durabilidade e beleza desses utensílios.
Também verifique se a opção escolhida tem o selo do Inmetro, principalmente as panelas de pressão por conta do processo de cozimento dela.
Por fim, analise as opiniões de outros consumidores quanto aos modelos e marcas, assim será mais fácil decidir pela panela ou frigideira ideal.
Aproveite e navegue pela nossa categoria para optar pelas melhores opções para sua cozinha!