As melhores opções de facas para churrasco
Para optar pelo modelo ideal de faca para churrasco, é essencial que você conheça os tipos de facas mais comuns para essa finalidade.
Como o próprio nome sugere, essa opção de faca para churrasco serve passa tirar os ossos da carne antes ou depois dela ir para a churrasqueira.
Ela conta com uma lâmina estreita e flexível, que permite soltar a carne do osso com facilidade e sem desperdícios.
E ainda, sua ponta consegue alcançar os pontos mais difíceis da carne.
Quanto ao tipo de carne, a faca de desossa pode ser usada em cortes menores, como peito de frango ou em cortes maiores, como paleta de carneiro ou pernil, por exemplo.
A faca de filetar é um modelo mais longo, fino e flexível, utilizado para fatiar as carnes, tornando essa tarefa muito mais prática e precisa. Também possibilita fatiar peixes em filés, justamente por proporcionar um corte exato e delicado, sem danificar a carne.
Essa opção de faca é literalmente utilizada para o “serviço pesado”. Isso porque, o cutelo, conhecido também como faca açougueiro, é usada para quebrar ossos.
Ela é retangular, com uma lâmina larga e pesada e conta com afiação somente em um lado, justamente por conta da sua indicação de uso.
A faca do chef, conhecida também como faca campeira, é recomendada para diferentes tipos e tamanhos de cortes. Ela é uma faca coringa por conta da sua versatilidade de uso, tanto no corte de carnes, quanto para picar outros alimentos.
Além disso, ela possui uma lâmina longa, afiada e com uma curvatura que contribui no manuseio durante o corte da carne.
A faca trinchante é uma ótima opção no momento de picar a carne para servi-la às pessoas. É um modelo longo e fino, que proporciona agilidade na hora realizar cortes finos e uniformes.
Essa opção de faca conta com uma lâmina dentada, sendo ideal para cortar carnes mais grossas, com cascas, como a costela, ou mesmo um pedaço de carne defumada.
Mas, seu uso vai além, pois ela também pode ser utilizada para fatiar pães e outros acompanhamentos.
A faca santoku, de origem japonesa, tem como significado “três virtudes”, pois com ela é possível cortar, picar e fatiar. Ela é longa e conta com ondulações pela lâmina para evitar que o alimento grude no metal.
Dada sua origem, é muito usada no preparo de sushi e outros peixes, mas seu uso se tornou amplo, podendo também ser utilizada para picar vegetais e outros alimentos.
Além de conhecer os modelos de facas para churrasco mais comuns, para a escolha ser eficaz, o material também deve ser analisado. E para te ajudar, listamos a seguir as características dos materiais mais usados na fabricação desse tipo de faca.
O aço inoxidável faz parte da família de aços martensíticos e é um material que oxida, porém, é bastante resistente à corrosão. Ou seja, existe a chance de oxidar, mas isso é mais difícil de ocorrer, quando comparado ao aço carbono, por exemplo.
Além disso, ele tem boa dureza e os tipos mais utilizados na cutelaria e lâminas de facas são os aços inox tipo 410, 420 e 498.
Um aspecto interessante que vale a pena mencionar é que os modelos de facas para churrasco de aço inoxidável com revestimento em titânio não permitem que resíduos da faca comprometam os preparos da cozinha.
E ainda, é um material fácil de limpar e com bom corte, sendo uma boa escolha, principalmente se no dia a dia você não consegue se preocupar com a manutenção dela ou demais cuidados.
O aço carbono é um material com excelente capacidade de afiação e é resistente às torções, tombos e impactos. Entretanto, ele oxida (enferruja) rápido e necessita de manutenção e cuidados frequentes.
É válido entender que o aço carbono é classificado em três tipos: baixo carbono, médio carbono e alto carbono. Ou seja, cada um deles representa uma quantidade de carbono adicionada ao aço.
Essa classificação auxilia a identificar o quanto que o aço carbono é forte e durável, sendo o aço com baixo carbono menos duro e resistente e o aço com alto carbono muito duro e resistente.
O aço damasco é durável, não deforma com o passar do tempo e o fio da lâmina com esse material não se perde com facilidade.
Além disso, a faca fabricada com aço damasco está em destaque por conta também da sua beleza natural, podendo ser submetida a diferentes acabamentos e níveis de tratamento para diminuir ou aumentar os relevos presentes na sua estrutura.
A faca de cerâmica conta com alguns benefícios como o fato de não enferrujar e seu fio permanecer por muito mais tempo. Ela também é leve e proporciona cortes precisos.
Contudo, sua durabilidade é pequena, já que quebra e lasca com facilidade. Isso porque, mesmo com o uso correto, ela sofre micro lascas ao longo da lâmina.
Outro ponto importante é que ela não deve ser utilizada em tábuas de materiais duros (vidro, granito, mármore ou azulejos) ou para cortar alimentos firmes, justamente por ser mais frágil. O ideal é usá-la em tábuas de madeira, plástico, silicone ou bambu.
E ainda, sobre a afiação, por mais que seu fio conserve-se por um tempo, quando é necessário afiá-la, não é possível fazer em casa, sendo preciso enviá-la para afiação na fábrica.
Ao analisar as opções de facas para churrasco do mercado, você precisa considerar alguns pontos bem importantes. O primeiro deles é qual o tipo de uso, finalidade da faca.
Como você viu, existem diversos modelos de facas para cortar, picar e fatiar as carnes e, cada uma tem um design, textura e lâmina diferente.
Nesse sentido, analise quais tipos de carnes são mais preparados em sua casa para assim adquirir os modelos de facas que fazem mais sentido.
Claro que você pode comprar todos os tipos, mas caso não seja viável no momento, adquira as que serão mais utilizadas e depois, com o tempo, vá comprando as demais versões.
Além disso, você também precisa decidir se quer uma faca de churrasco em aço inoxidável, aço carbono, aço damasco ou cerâmica. Verifique os aspectos que listamos no tópico anterior sobre cada um e opte pelo material que mais condiz com seu gosto e dia a dia de uso.
Também avalie o material do cabo da faca. Você encontra com facilidade opções de facas com cabos em madeira, plástico ou metal. Esse critério é relevante, pois faz toda a diferença no desempenho e manuseio dela.
O tamanho da lâmina também deve ser analisado, considerando principalmente a porção de carne que será cortada. Ou seja, se você normalmente lida com porções pequenas e precisa picar pedaços pequenos, as facas com lâminas pequenas são ótimas escolhas.
Agora, se você gosta de cozinhar e experimentar novas receitas com frequência, trabalhando com cortes de carne mais robustos, vale a pena investir em facas com lâminas maiores para suprir a demanda, garantindo praticidade e agilidade no preparo.
Não esqueça de verificar se o modelo de faca para churrasco que você quer comprar tem tratamento térmico. Ele é um processo pelo qual a faca passa para ganhar mais resistência.
Por fim, tão importante quanto os outros aspectos, o preço também precisa ser analisado. No mercado você encontra opções com preços entre R$ 60,00 (ou menos) e R$ 5.000,00, por exemplo. Avalie seu financeiro e o quanto está disposto a pagar por esse produto.
Agora, confira a seguir as dicas que separamos para você conservar sua faca.
Não adianta comprar uma faca cutelo para tentar fatiar um filé de peixe. Este é um exemplo extremo, mas mostra como o acessório errado pode dificultar o preparo de carnes ou outros alimentos.
Nesse sentido, considere todos os aspectos listados para optar pela melhor faca. A decisão não é tão complexa, mas exige atenção, já que um item desse pode trazer mais agilidade no preparo de carnes.
Se você tem interesse em facas para churrasco de aço inox ou cerâmica, não deixe de conferir as opções da Lumi!