Lumienergy: Aqui você encontra os melhores Chuveiros e Duchas

Guia: Como Comprar a Ducha de Banho Ideal

Todo mundo gosta de chegar em casa e tomar um bom banho quente após um dia cansativo, né? E para que esse momento seja bem aproveitado, é essencial escolher, de forma adequada, uma boa ducha ou chuveiro. Um bom investimento nesse acessório pode proporcionar muitos momentos de relaxamento e bem-estar para você e sua família!

Além de serem itens de necessidade em nosso dia a dia, duchas e chuveiros também são itens de decoração e possuem diversos modelos. Atualmente há inúmeras opções no mercado com diferentes opções de cor, material e formatos variados, assim, você pode escolher o equipamento que combina mais com o estilo do seu ambiente, atentando-se também a voltagem e a informações importantes, como economia de água e economia de energia do equipamento utilizado.

Duchas e Chuveiros: Qual a Diferença?

Tecnicamente, a diferença entre ducha e chuveiro está na forma em que a água é aquecida. A ducha por si só não aquece a água, ela necessita de outro meio para isso, como o aquecedor à gás, por exemplo. Além disso, a maioria das duchas não acompanha ducha manual ou mangueira.

Já o chuveiro possui o seu próprio sistema de aquecimento, que comumente é uma resistência elétrica. Outro diferencial é o de que as duchas geralmente têm maior vazão de água, isto porque ela não precisa gastar tempo e energia no aquecimento. Já nas duchas o aquecimento vem desde a serpentina, chegando já quente no banheiro. Em outras palavras, não existe nenhuma barreira para o fluxo ou vasão.

Mas não se preocupe, hoje em dia a maioria das empresas já fabricam chuveiros elétricos mais fortes, com jatos mais potentes! Caso opte por um chuveiro, também há opções já com pressurizador, que amplia a pressão e deixam o jato de água bem forte pra aproveitar o banho ao máximo!

Qual Modelo Combina Mais Com o Seu Ambiente?

Hoje em dia o banheiro passou a ser um ambiente mais valorizado do que antigamente, quando era somente um cômodo obrigatório e com pouco estilo. Hoje em dia é um local de higiene, relaxamento e cuidados com a pele e para atender a estas necessidades, os projetos são cada vez mais elaborados. Visando essa necessidade, as fabricantes vêm desenvolvendo diversos modelos, cada vez com traços mais tecnológicos, modernos e elegantes.

Para quem gosta e deseja ter um ambiente sofisticado e moderno, a ducha é a escolha certa! Elas são discretas e combinam facilmente com outros elementos, pois em sua maioria são cromadas e combinam com outras peças de metal que compõem a decoração do banheiro. Os modelos mais desejados geralmente são os que possuem o espalhador maior, pois assim a água cai por todo o corpo, de ombro a ombro, e proporciona maior conforto na hora do banho.

Quando se trata de decoração, não faltam opções no mercado para combinar com o seu ambiente. Duchas grandes, pequenas, redondas e quadradas estão disponíveis em cores, materiais e designs diferentes. E tratando-se de tecnologia também há muitas opções: chuveiros com LED que mudam de cor conforme a temperatura da água, visor digital para controle da temperatura e até chuveiros que possuem caixa de som embutida e controle remoto!

Além de escolher o modelo que mais lhe agrada, combina com o seu ambiente e com a decoração da sua casa, também deve-se atentar ao fato de que existem modelos de ducha de parede e de teto.

Comprar Ducha de Teto ou de Parede?

Temos no mercado diversos modelos de ducha e o modelo de teto é o mais procurado quando se trata de sofisticação pois é um diferencial estético moderno e inovador. Por ficar mais alto do que duchas ou chuveiros convencionais, a ducha de teto proporciona uma queda de água maior e com mais pressão, deixando o banho ainda mais gostoso e relaxante.

Mas fique atento! Duchas de teto não possuem sistema de aquecimento próprio, portanto, estes modelos necessitam de um sistema de aquecimento solar ou a gás. Outro ponto que vale ser ressaltado é que a tubulação de água deverá ser deslocada até o teto, pois é mais comum que estas instalações sejam feitas somente na parede. E vale lembrar que quanto mais longe a ducha estiver da caixa d’água, mais forte será a pressão de saída da água.

Diferente dos modelos mais sofisticados de ducha de teto, as duchas de parede são as mais populares, principalmente por não haver necessidade de alteração na tubulação de parede já existente na casa. Uma de suas vantagens, é que geralmente este modelo possui uma leve inclinação, proporcionando um jato de água mais distante da parede. A ducha para banheiro de parede também pode ser encontrada com tubo (ou “pescoço”), que nada mais é do que aquele cano que deixa o chuveiro distante da parede e possui a função de levar a água até o chuveiro.

Além de fazer parte da decoração, duchas também são as preferidas para compor as áreas externas da casa, como em casas de praia, piscinas e áreas de lazer. São fáceis de instalar, principalmente nestes casos, que comumente não utilizam água aquecida.

Chuveiro Elétrico: Qual a Melhor Opção?

Pra quem não abre mão de praticidade e comodidade, o chuveiro elétrico é a opção mais prática. É a melhor alternativa para quem não quer ter gastos extras com a instalação de um sistema de aquecimento à gás, por exemplo. Prático e seguro, basta conectá-lo à rede elétrica para ter água quentinha para um bom banho sem preocupações, pois não há riscos de acidente com gás. Os modelos mais comuns que encontramos no mercado possuem entre 3 e 8 níveis de temperatura, mas podemos dizer que há dois tipos de controle de temperatura nos chuveiros elétricos, o controle multi-temperaturas e o controle eletrônico.

Chuveiro Com Controle Multi-temperaturas

Quando se trata de economia e praticidade, o chuveiro multi-temperaturas é o modelo mais procurado, é aquele com níveis de temperatura já pré-definidos, que como citado anteriormente, variam entre 3 e 8 níveis de temperatura. Os modelos mais simples possuem 3 níveis, quente, morno e frio. Este é dividido geralmente pelas estações do ano, inverno, verão e desligado. Felizmente muitas marcas inovaram e atualmente temos modelos com até 8 níveis de temperatura, nada melhor na hora de escolher a temperatura ideal para o seu banho, não é mesmo? Outro detalhe importante é que neste modelo, o mais indicado é que o chuveiro seja desligado para efetuar a troca de temperatura com segurança.

Chuveiro com Controle Eletrônico

Se você não consegue achar a temperatura ideal para o seu banho com as opções do chuveiro multi-temperaturas, então a melhor opção é o chuveiro com controle de temperatura eletrônica! Este modelo é mais atual e também o mais procurado do mercado nos dias de hoje. Com ele, você pode fazer uma mudança gradual na temperatura do chuveiro, deixando o seu banho mais agradável e prático, pois não há necessidade de desligar o equipamento para fazer a alteração.

Potência e Consumo

Todo mundo sabe que o chuveiro é um grande vilão da conta de luz principalmente no inverno, não é? Isto porque para que o chuveiro possa converter energia elétrica em calor é necessária muita potência. A potência deste tipo de equipamento é mostrada em watts (W) e quanto mais potente, maior será o volume de água aquecida em menos tempo e consequentemente, maior o gasto de energia.

Os modelos mais comuns do mercado variam de 3000W a 7800W e a maioria dos modelos atuais contam com um selo que determina a classe de eficiência energética do produto, que pode variar de A - para os produtos econômicos - até F - se o chuveiro consumir muita energia, portanto, fique atento! Se atentando a esta informação você já consegue ter uma ideia de quanta energia elétrica será consumida antes mesmo de comprar o produto.

Também vale lembrar que os banhos rápidos não devem ser dispensados, proporcionando assim uma boa economia de água e energia. Outra dica também é ficar de olho na fiação que está sendo utilizada para a instalação do equipamento, utilizar os materiais certos e fazer a instalação corretamente, sem gambiarras, pode ajudar a economizar energia e também evitar acidentes!