O melhor em cubas e tanques do mercado
Assim como os demais cômodos da casa, a cozinha se tornou evidente e demandou do mercado esse avanço quanto ao design e qualidade das peças.
Saímos do tradicional modelo de pia com mármore sintético (um clássico) para cubas dos mais variados formatos, materiais, tamanhos, cores e estilos com bancadas de mármore, granito e etc.
E se você está em busca de uma cuba, os pontos que listamos a seguir podem contribuir para uma escolha mais assertiva.
A cuba de sobrepor para cozinha é embutida, porém, suas bordas “transbordam” acima da bancada, ficando visíveis. É como se ela deslizasse para dentro da bancada e sua fixação é feita por cima. É uma boa opção se você deseja que a cuba fique em evidência.
Como uma parte da sua estrutura fica para fora da bancada, a limpeza é facilitada, diferente dos tipos de embutir, onde para alcançar os cantos pode ser necessário algum utensílio pontudo, por exemplo.
Nesse modelo a cuba costuma ocupar um local maior na bancada, por isso fique atento se esse espaço dela é reduzido. Se for, vale a pena verificar outras possibilidades mais otimizadas.
Agora, se você tem bastante espaço para fazer as coisas na bancada e a proporção ocupada pela cuba não é um problema, você pode usá-la para valorizar ainda mais o ambiente com sua estética imponente.
Como o próprio nome sugere, o modelo de embutir é encaixado por baixo da bancada, de tal forma que as bordas não ficam visíveis. É uma opção procurada por otimizar a pia e por não ter nenhum relevo na bancada, sendo mais higiênica.
Assim, você pode deixar os itens em cima da bancada e acessá-los com facilidade na hora de cozinhar, caso goste de ter as coisas bem visíveis.
Ela é bastante desejada por conta do conceito clean e discreto que proporciona ao local. Contudo, é essencial que seja instalada corretamente para ficar visualmente bonita e não apresentar vazamentos ao longo do tempo.
A grande característica da cuba semiencaixe é a borda na parte da frente que se sobressai, ficando para fora da bancada.
Esse “avanço” da estrutura da cuba para fora colabora para uma percepção de amplitude da bancada, sendo válido principalmente em locais pequenos ou com móveis com profundidade reduzida.
Além dos tipos de cubas, não podemos deixar de mencionar os estilos. Os mais comuns são a cuba simples, cuba dupla e cuba tripla. Confira mais informações sobre cada estilo a seguir.
A cuba simples é o famoso “básico que funciona”. Ela faz parte da grande maioria dos lares por ocupar menos espaço na bancada sem perder a praticidade na hora de lavar louça e alimentos, por exemplo.
O bacana é que hoje você encontra diversos tipos e formatos (redondo, quadrado e retangular), o que permite explorar a criatividade para compor cozinhas elegantes e modernas.
Contudo, o modelo reduzido não é uma regra. Isso porque, você encontra no mercado opções de cuba simples com 70 cm de largura ou mais.
A cuba dupla é também uma das mais procuradas por conta da praticidade que traz na hora de lavar a louça. Enquanto você lava os utensílios em uma tigela, na outra coloca as peças limpas para secar.
Pode parecer algo trivial, mas faz a diferença no dia a dia, principalmente se sua família é numerosa e sempre há um grande volume de louças ou mesmo frutas e verduras para lavar.
Então, um aspecto positivo desse modelo é que as louças molhadas não precisam ficar em cima da bancada, otimizando esse espaço para outros itens necessários no momento, como os ingredientes para preparar um bolo, por exemplo.
Ou seja, se você gosta de manter a cozinha organizada mesmo diante da “bagunça”, a cuba dupla pode ajudar, já que o que for sujo fica de um lado e o limpo do outro.
Pode parecer exagero, mas a cuba tripla, apesar de incomum, é uma opção interessante e bastante funcional, já que tem um espaço amplo para realizar atividades molhadas como lavar louça, frutas, verduras, etc.
Ela é a escolha perfeita se a família é grande ou mesmo se você cozinha com regularidade. Normalmente vem com duas cubas maiores nas extremidades e uma menor no centro, ficando a seu critério como utilizar cada uma das tigelas.
O grande ponto desse modelo e também da cuba dupla, é a **possibilidade de usar acessórios sob medida** que podem trazer ainda mais praticidade e agilidade nos trabalhos realizados na cozinha. Entre eles podemos destacar:
Quando o assunto é cuba para cozinha, existe a possibilidade de fazê-la esculpida com o próprio material da bancada: mármore, granito, pedra, porcelanato, concreto. Entretanto, dependendo do material, ela pode ser porosa e dificultar a limpeza nos cantos, sendo menos higiênica.
Nesse sentido, o aço inox se destaca por ser a opção de material mais recomendada para cubas de cozinha. Mas, qual aço inox é melhor para essa finalidade?
Existem 4 famílias dos aços inoxidáveis: austeníticos, ferríticos, martensíticos e duplex. O aço inoxidável normalmente recomendado para fabricação de pias de cozinha e cubas profundas é o aço inoxidável 304.
Ainda na mesma família de aço, existe o 316, que assim como o 304, é usado para produzir equipamentos de processamento de alimentos, ou seja, você também pode optar por cubas com esse tipo de aço.
Já o aço inoxidável 430 faz parte da família dos ferríticos, sendo menos resistente à corrosão do que os aços austeníticos (304 e 316).
Ou seja, as opções de cubas em aço inoxidável 304 e 316 são as mais indicadas, mas nada impede que você compre uma cuba para cozinha em aço inox 430. Entretanto, como ele não tem em sua composição o níquel, está mais suscetível a corrosão e oxidação.
A primeira coisa que precisa ser avaliada é a cozinha. Isso tanto na decoração, quanto no espaço. Os elementos criaram um ambiente mais clean e discreto? Ou há cores vibrantes e formas impactantes? Sua cozinha é grande ou pequena? A bancada foi feita sob medida?
Logo em seguida, defina o formato da cuba (redondo, quadrado ou retangular) e o tipo da cuba (sobrepor, embutir, semiencaixe, simples, dupla ou tripla). Na análise do local você já consegue direcionar ou descartar alguns modelos.
Sobre o material, provavelmente ele será aço inox, certo? Nesse sentido, basta avaliar as informações que apresentamos no tópico sobre o assunto e decidir se a cuba será com o aço inoxidável 304, 316 ou 430.
A torneira também deve ser analisada, já que dependendo do estilo pode não combinar ou mesmo não servir na cuba escolhida.
E por fim, considere o custo e complexidade de instalação. Claro que algumas opções você consegue talvez instalar sozinho, mas o ideal é contratar um profissional especializado para realizar o serviço.
A lavanderia deixou de ser um ambiente “largado” para ser um dos espaços mais otimizados quanto a móveis e acessórios, surpreendendo também no design, cores e materiais.
Toda a sofisticação de alguns materiais como o aço inox, mármore, porcelanato, por exemplo, foram levadas para esse local, com o intuito que as atividades desenvolvidas sejam mais práticas e confortáveis.
Nesse sentido, com foco nos tanques para lavanderia, separamos algumas informações relevantes para que a escolha desse produto seja eficaz.
Como o próprio nome sugere, esse modelo é fixado direto na parede. É uma ótima opção para lavanderias pequenas e você pode, se desejar, instalar um gabinete logo abaixo, assim tem um espaço para guardar produtos de limpeza e o que mais achar necessário.
O tanque de embutir é utilizado nos casos onde a bancada é feita sob medida, de forma que o tanque é embutido nela, assim o encaixe é perfeito criando um visual agradável. Vale lembrar que as bordas do tanque não ficam visíveis, já que é o acabamento da bancada que se sobressai.
O tanque de sobrepor tem um acabamento acima da bancada e é interessante se você quer dar mais ênfase para o tanque em si.
Ele conta com uma base que vem do chão até o tanque, sendo uma opção completa sem necessidade de fixação na parede, de um balcão ou bancada para apoiá-lo.
O tanque de plástico é uma das opções mais utilizadas por ser barato, sendo válido se você usa pouco, apenas em momentos pontuais. Contudo, ele tende a sofrer rachaduras com o passar do tempo.
Os modelos de fibra de vidro são leves e fáceis de limpar, assim como os tanques de resina. Também são mais baratos se comparados aos tanques de inox ou mármore, por exemplo.
O tanque de aço inox de destaca pela durabilidade, beleza e fácil manutenção. Além disso, ele não enferruja e não quebra, sendo perfeito para esse ambiente úmido. Um cuidado necessário quanto a esse material é que, dependendo o produto de limpeza usado, pode manchar o tanque.
As opções em mármore também são duráveis e se evidenciam pela beleza, oferecendo um ótimo custo-benefício, porém pedem um certo cuidado para não serem danificados com uma batida, por exemplo. O modelo em alumínio é bonito, agrega ao local e tem certa resistência.
A lavanderia não é um local que demanda máxima higiene e durabilidade, como a cozinha, porém um tanque de aço inox é uma escolha para bons anos. Ele une beleza e qualidade em um único material.
Nesse sentido, se puder investir em um tanque de inox, invista. Caso não seja possível, as outras opções podem atender suas necessidades em um certo tempo.
A lavanderia precisa ser analisada, desde os materiais dos móveis e acessórios, até se há alguma decoração e quais cores prevalecem. Isso porque, alguns tanques combinam mais do que outros. Também avalie o tamanho da lavanderia, pois isso impacta na decisão de tamanho e modelo do tanque.
E esse é o próximo ponto a decidir. Analise os tipos de tanques (fixação, embutir, sobrepor ou coluna) e o material (plástico, fibra de vidro, resina, aço inox, mármore ou alumínio).
Ainda sobre o modelo, é essencial avaliar a capacidade em litros. Se você costuma deixar roupas de molho ou realiza alguma atividade que demanda o uso dele cheio de água, não esqueça de verificar quantos litros a opção escolhida comporta.
A torneira também deve ser considerada, principalmente se você já tem a saída de água. O ideal é haja uma distância boa entre o topo do tanque e o início da bica da torneira, para aquelas situações em que você precisa lavar peças ou objetos maiores, por exemplo.
Por fim, analise o custo e a complexidade de instalação. Um tanque de plástico ou resina custa menos do que um tanque de inox ou mármore, por exemplo.
De qualquer forma, é interessante colocar no papel todos os aspectos positivos e negativos de cada um, inclusive o preço, para então decidir pelo tanque que supre suas necessidades.
Se você já sabe como deseja a cuba e tanque para sua casa, navegue pela categoria e escolha!