O melhor em perfis de Led do mercado
O perfil de LED é uma peça de iluminação linear e sua estrutura conta com uma barra (perfil) de alumínio, uma fonte luminosa, que pode ser uma fita de led ou placa de led e um difusor de acrílico.
Essa opção contribui para a composição de espaços aconchegantes e modernos, valorizando não apenas móveis e objetos de decoração, como também a parede e o teto, se você assim desejar.
Isso porque, ao invés de utilizar a fita de LED sozinha, você usa esse perfil de alumínio com acabamento em acrílico que propaga de maneira uniforme a iluminação da fita de LED.
Outro ponto relevante do perfil de LED é que você o encontra para comprar em diversos tamanhos, além de ser possível “cortá-los” para atender uma medida exata.
Enquanto o perfil de LED é uma peça de alumínio com fonte luminosa e fechamento em acrílico, a fita de LED é uma estrutura mais simples, uma mangueira onde dentro estão pequenos diodos emissores de luz.
Na prática, a grande diferença entre os dois é a qualidade do acabamento.
Isso porque, enquanto no perfil de LED você tem uma solução “mais bem acabada”, que conta com materiais que garantem elegância ao ambiente, como o acrílico e alumínio; no caso da fita de LED, você tem uma opção luminosa mais básica, com grande chance de gerar uma luz que parece estar “pontilhada”.
Ao optar por um modelo completo de perfil com fita de LED, isso não acontece, já que a estrutura e o acabamento do perfil propagam a luz emitida pela fita de LED, a deixando uniforme em toda sua extensão.
Nos tópicos acima já falamos sobre o que é o perfil de LED, mas de forma bem resumida ele é um componente de iluminação, normalmente de alumínio e acrílico, para “armazenar” a fonte luminosa, neste caso a fita de LED.
Já a sanca, é um tipo de acabamento em gesso usado entre o teto e as paredes. Como ela permite criar layouts desde linhas até formas geométricas, é possível proporcionar ao ambiente um ar mais belo e estiloso, dependendo da proposta de design almejada.
E não é apenas a criatividade no formato da sanca que você pode explorar. Existem alguns modelos de sanca que devem ser analisados, já que são opções criadas que podem ser a solução ideal para o que você precisa. São elas:
Sanca aberta: esse modelo não tem muito segredo, pois ele conta com vãos e espaços para inserir a fonte luminosa desejada que pode ser a fita de LED, mas também mangueiras de luz ou mesmo lâmpadas. Outro detalhe importante é a abertura focada na área central, gerando uma luz difusa que reflete para o local e também para o teto
Sanca fechada: é como se fosse uma moldura para o teto, revestindo a conexão que existe entre o teto e parede do cômodo. Sobre a iluminação, você pode inserir um lustre ou pendente central e utilizar spots para realçar a sanca ou mesmo objetos da decoração
Sanca invertida: sua diferença em relação à sanca aberta é que a abertura é em direção às paredes, causando uma sensação de rebaixamento do teto. Isso, atrelado ao tipo de iluminação, contribui para criar um clima mais intimista e aconchegante, já que as luzes são percebidas, porém, ficam sutis, escondidas na estrutura.
Os dois tipos de perfis de LED mais comuns e procurados que existem são os de embutir e os de sobrepor.
O perfil de LED de embutir é mais usado em tetos de forro, ripados de madeira ou gesso, justamente por necessitar o recorte da superfície para acoplar a luminária.
Ele também conta com uma borda e por ser embutido gera a sensação de que é uma coisa só com o teto, ficando discreto e confortável visualmente.
Perfis de LED de sobrepor contam com inúmeras possibilidades de uso, desde a aplicação em ripados de madeira, móveis, no teto, na parede e até mesmo podem ser utilizados como pendentes. A sua fixação é feita com parafusos e a criatividade não tem limites.
Todos os ambientes podem ser beneficiados com um perfil de LED, já que ele pode ser instalado em diferentes pontos e com diversos objetivos.
O cômodo e o estilo de decoração são dois aspectos que precisam ser considerados na escolha do perfil de LED ideal. Isso porque, enquanto no quarto, por ser um local de descanso, é interessante optar por uma luz amarela, na cozinha o perfil de LED pode contar com uma luz branca.
E não apenas isso, a composição do espaço ditará a cor e o design mais bonito para o perfil de LED.
Além disso, avalie também o material do perfil. As opções mais comuns são de alumínio e acrílico, mas também existem versões em outros metais e plásticos.
O recomendado é verificar as características de cada material e entender qual faz mais sentido para o seu ambiente. Não esqueça de avaliar também as alternativas de cores. O branco e o preto são básicos, porém são as cores mais usadas.
Outro ponto essencial na análise é a potência e o fluxo luminoso da fita de LED que será utilizada no perfil. Confira o tópico a seguir para saber mais.
Pelo fato do perfil de LED ser usado, em alguns casos, como um elemento decorativo, não sendo a fonte luminosa principal do ambiente, a potência e o fluxo luminoso da fita de LED não precisa ser tão forte.
Essa lógica muda se você optar por inserir vários perfis de LED, quando mais de um perfil atravessa as paredes, criando um local bastante iluminado, por exemplo.
Nesse sentido, para acertar na potência da fita, considere o quanto essa luz será responsável pela claridade do espaço.
Dependendo do modelo e marca da fita de LED, a informação do fluxo luminoso (quantidade de lúmens emitidos) aparece na embalagem. Normalmente está descrito com a sigla lm/m, que representa a quantidade de lúmens por metro. Quanto maior o número de lúmens, maior é a emissão de luz.
Na prática, uma fita de LED com 1200 lm/m, como a Fita de Led COB Nordecor com 5 metros 12W Bivolt ilumina mais do que uma fita de LED com 550 lm/m, como a Fita de Led Taschibra com 3 metros 12W Bivolt.
Então, tudo dependerá de quantidade de luz do ambiente que ficará por conta dos perfis de LED. Se for apenas um detalhe para agregar na composição da decoração, opções mais fracas de fita já resolvem.
Agora, se você quer que os perfis fiquem em destaque e de fato sejam responsáveis pela luz central, é válido investir em fitas com um fluxo luminoso (lúmens) maior.
Confira nossos modelos de perfis de LED e já aproveite para escolher a fita de LED ideal!