O melhor em tomadas e interruptores do mercado
Conhecer as opções de tomadas mais comuns que existem permite que você identifique com mais facilidade quais modelos precisa na sua obra ou reforma.
A tomada de TV tem uma entrada com conector para receber o cabo da antena da TV, ou seja, é uma tomada específica para essa função.
A tomada de energia é a mais comum, já que ela serve para ligar diversos aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e eletroportáteis.
No mercado você encontra dois tipos conforme o consumo de energia, de 10A e 20A, sendo a primeira indicada para produtos menos potentes, como um mixer, e a segunda para equipamentos que consomem mais energia, como secador de cabelo, geladeira, etc.
E já que estamos falando das tomadas de energia, você sabe a diferença entre a tomada TUG e a tomada TUE? A Tomada de Uso Geral (TUG) é usada em aparelhos mais simples, que demandam menos energia, como o liquidificador e televisão, por exemplo.
Normalmente esse modelo de tomada é utilizado em áreas comuns como sala, quarto, banheiro e etc, pois caso seja necessário ligar algum eletrodoméstico, ela suprirá a demanda.
Já no caso da Tomada de Uso Específico (TUE), ela é instalada para conectar equipamentos específicos e que geralmente necessitam de bastante energia elétrica para funcionar, como o ar-condicionado, chuveiro, etc.
Visualmente a diferença entre elas é que os furos da TUG são menores e das TUE são maiores, justamente por conta da carga que cada uma precisa atender.
Esse modelo de tomada já não é mais tão usado, porém, é uma opção que recebe o cabo de rede responsável por conectar o computador na internet. Hoje já se utiliza muito a internet por wi-fi, mas é interessante que você saiba que ela existe.
A tomada para telefone é muito parecida com a de informática, porém é um pouco menor, sendo uma entrada específica para tornar o telefone com fio apto para uso.
As tomadas de piso são muito úteis, pois normalmente são utilizadas em locais que aparentemente o acesso à energia elétrica é restrito.
É comum encontrá-las em aeroportos, centros de eventos, ou seja, ambientes que acumulam pessoas e que uma ou mais tomadas de energia comum não seriam viáveis para a demanda.
Importante mencionar que como elas são instaladas no chão, contam geralmente com tampas para protegê-las.
Essa tomada é mais reforçada por precisar aguentar cargas elevadas de energia e necessita seguir um padrão e legislação diferente das tomadas residenciais.
Como é um modelo bastante específico, é indicado contratar um profissional capacitado para realizar sua instalação.
A tomada de sobrepor, também conhecida como tomada home overlap, pode ser encontrada na opção simples ou dupla, ou seja, para ligar um ou dois plugues na energia.
O diferencial é que ela foi projetada para instalações pós-obra, com o intuito de facilitar a criação de acessos à energia sem precisar quebrar paredes para instalá-la.
É um modelo que literalmente fica sobreposto na parede, porém conta com um design clean e básico sem prejudicar o visual do ambiente.
Todo aparelho que você carrega com um cabo USB pode ser conectado direto nessa opção de tomada, pois não necessita adaptador. Qualquer dispositivo eletrônico que tenha entrada de alimentação USB pode ser tranquilamente carregado nesse modelo de tomada.
No mesmo sentido da tomada USB, a tomada HDMI funciona como uma entrada para dispositivos com conexão via cabo HDMI.
O modelo de tomada inteligente, também chamado de smart plug, pode ser conectado à internet por meio da rede wi-fi, o que possibilita controlar alguns eletrodomésticos a distância.
Na prática, você encaixe o smart plug na tomada, baixa o aplicativo recomendado pelo fabricante, conecta à internet e pluga nele um aparelho que você quer controlar de longe.
As mudanças que você deseja fazer também podem ser acionadas por comando de voz, por meio de assistentes digitais, como a Alexa.
E ainda, o bacana dessa opção de tomada é que além da autonomia e praticidade ao ligar e desligar equipamentos, existem dados e recursos que podem ser acompanhados ou alterados através do aplicativo dela.
O Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, indicado pela ABNT NBR 14136, menciona que o padrão de tomada no Brasil é aquele que tem três orifícios redondos, que podem ser de 4mm para aparelhos com corrente de energia de até 10 ampères; e de 4,8mm para equipamentos que funcionam até 20 ampères.
Esse detalhe faz diferença na segurança, já que você sabe diferenciar e evita a ligação de aparelhos potentes em tomadas de até 10A.
E ainda, ao ter clareza do que difere uma opção da outra, você consegue colocar em prática seu projeto ou reforma otimizando recursos, ou seja, comprando apenas os tipos e quantidades de tomada que realmente necessita.
O terceiro pino existe para realizar a ligação com o fio terra, sendo utilizado em equipamentos que precisam de aterramento. Ele proporciona mais segurança, evitando que você sofra um choque elétrico ao conectar um eletrodoméstico, por exemplo.
Da mesma forma que você conheceu os principais modelos de tomadas que existem, é interessante que você confira também os tipos de interruptores mais usados do mercado.
O interruptor simples permite ligar/desligar uma lâmpada, ou um conjunto de lâmpadas a partir de um único módulo/tecla. É uma opção bastante utilizada em projetos de iluminação residencial e comercial por ser indicada para ambientes pequenos.
Além disso, é muito fácil de instalar, pois são apenas dois terminais para a ligação de fios e cabos. Outro ponto relevante desse interruptor é que ele só tem uma única seção.
Agora, se você quer controlar mais de uma lâmpada com ele, obrigatoriamente elas devem estar no mesmo cômodo.
O interruptor duplo possibilita controlar uma ou mais lâmpadas de cômodos diferentes. Como possui duas seções, pode ser usada em ambientes compartilhados como sala/cozinha.
Na prática, com esse modelo de interruptor você consegue desligar a luz de um ambiente e deixar a outra acessa, a partir da mesma tomada, justamente porque existem duas teclas, uma para cada lâmpada.
Os interruptores chamados de múltiplos são aqueles que podem ter de três a seis seções, sendo triplos, quádruplos, quíntuplos ou sêxtuplos.
Ou seja, cada tecla da tomada é responsável por acender ou apagar uma lâmpada ou um conjunto de lâmpadas diferentes.
O interruptor paralelo, também conhecido como “tree-way” permite ligar uma ou mais lâmpadas a partir de dois pontos de comandos diferentes.
Ideal para ambientes grandes, nesse modelo o conector de retorno fica entre um interruptor e outro e não entre a lâmpada e o interruptor.
Um exemplo de utilização bastante comum é no quarto, sendo instalado um interruptor paralelo na entrada do quarto e outro perto da cama, o que traz mais comodidade e praticidade ao ligar e desligar a luz.
O interruptor intermediário, também chamado de “four way” funciona conectando um conjunto de lâmpadas a mais de três interruptores. Essa opção é sempre usada em conjunto com dois interruptores paralelos (um no início e outro no final do circuito).
Nesse sentido, a função do interruptor intermediário é, como seu próprio nome menciona, “intermediar” a conexão entre dois pontos de comando, possibilitando que sejam instalados vários interruptores intermediários entre os dois interruptores paralelos.
O dimmer é um dispositivo que controla a intensidade de uma corrente elétrica média. No caso do interruptor com dimmer, ele também permite regular a intensidade da iluminação.
Quanto mais corrente elétrica, mais intensa é a luz; quanto menos corrente elétrica, mais suave é a luz.
Sobre o uso desse tipo de interruptor, ele é indicado para o quarto do bebê, que necessita dessa oscilação na intensidade da luz, conforme o momento, mas também pode ser utilizado em outros ambientes.
Na sala, por exemplo, você pode precisar de uma luz mais aconchegante para assistir TV em família, mas ao receber amigos para uma confraternização, esse mesmo espaço demandará uma luz mais intensa e clara, por exemplo.
O bacana é que você pode usar lâmpadas de LED com o interruptor dimmer, desde que ela seja compatível. Para ser possível ajustar a intensidade dela através desse dispositivo, verifique se na embalagem ou nela está a informação que é “dimerizável”. Se identificar, é porque ela pode ser controlada por um dimmer.
Uma dúvida muito recorrente é quanto a altura ideal para instalar tomadas e interruptores. Se pensarmos que em um mesmo ambiente, circulam pessoas baixas e altas, por exemplo, pode ser complicado decidir a altura confortável para ambos.
Nesse sentido, a Norma ABNT NBR 5410 apresenta algumas recomendações quanto às alturas ideais:
É interessante seguir com as indicações desta Norma Técnica para proporcionar um bom visual aos ambientes do seu imóvel, bem como, para garantir que a venda dele não será prejudicada no futuro.
O primeiro ponto que você precisa analisar antes de adquirir tomadas e interruptores é a amperagem. No Brasil você encontra modelos com 10 ampères e 20 ampères.
Como já dito em outro tópico, as tomadas de 10A são para equipamentos menos potentes como fogão, computador, etc. Já as tomadas de 20A são indicadas para aparelhos que demandam mais corrente elétrica, como micro-ondas, geladeira, etc.
Nesse sentido, avalie os ambientes e as tomadas necessárias conforme o tipo de eletrodoméstico que será utilizado em cada cômodo.
Outro ponto importante na escolha desses itens é a voltagem, que pode ser 127V ou 220V. Normalmente as tomadas e interruptores funcionam com ambos, porém é válido diferenciá-las quando algum aparelho tem voltagem diferente.
Suponhamos que a tensão elétrica da sua casa é 220V, mas você tem uma tomada no quarto 127V para usar a prancha de cabelo.
Mesmo que você adquira as mesmas tomadas para o quarto e outros ambientes, é recomendado adquirir uma placa (tampa da tomada) em uma cor diferente, como vermelho, por exemplo. Assim você não arrisca queimar equipamentos e/ou estragar o circuito elétrico.
É válido também considerar o número de aparelhos conectados em um determinado ponto da casa. Se você irá construir, é interessante não sobrecarregar uma única tomada, utilizando adaptadores para ligar tudo.
Peque pelo excesso e providencie mais tomadas ou pelo menos compre tomadas com a amperagem compatível com a carga que será exigida do circuito elétrico.
Você também precisa decidir se quer as tomadas e interruptores prontos ou peças avulsas, para montar conforme sua necessidade. Existem no mercado as opções completas, mas você também tem a possibilidade de adquirir os suportes, módulos e placas separadamente.
Não esqueça de definir quais tipos de tomadas e interruptores (tomada de piso, inteligente, interruptor paralelo, intermediário, etc) serão necessários, conforme o tipo de instalação elétrica de cada cômodo.
O design dessas peças também é essencial analisar. Existem opções mais quadradas, outras mais arredondadas e até mesmo modelos touch.
Além disso, defina a cor, o branco é mais comum, porém as pessoas têm procurado também por tomadas e interruptores pretos, por agregar no visual dos projetos, principalmente quando se usa móveis e acabamentos nessa cor.
Se você já sabe o que precisa para a sua obra ou reforma, confira todos os nossos modelos, bem como, as opções de suportes, módulos e placas avulsas!