O melhor em spots do mercado
O spot de luz é um acessório que pode ser instalado no trilho de iluminação, permitindo que você posicione o foco em pontos e objetos do ambiente, sendo pouco recomendado para clarear o espaço em geral.
Entretanto, o seu uso vai muito além do que no trilho eletrificado. Ele também pode ser usado diretamente no teto ou na parede, para iluminar locais internos e externos.
Outro ponto interessante é que no caso dos spots, a lâmpada que predomina é a de LED, devido a sua durabilidade e economia de energia.
Claro que você encontra no mercado outras opções de lâmpadas para o spot, mas elas são pouco utilizadas. Os spots de LED tem conquistado diversos ambientes não apenas pelos benefícios pontuados acima, mas também pelo design, possibilidades de cores das lâmpadas e facilidade na instalação.
Existem algumas variações de spots que podem contribuir para o seu projeto ou demanda pontual. Entre eles, queremos destacar o de:
Teto: esse modelo de spot é bastante comum e instalado diretamente no teto, permitindo o seu ajuste na direção e ângulo desejado
Embutir: como o próprio nome sugere, ele é embutido, inserido em um buraco no teto, chamando pouco a atenção, porém ainda garante uma iluminação focada
Trilho: esse é o spot colocado no trilho eletrificado, podendo ser mudado conforme o intuito da iluminação
Sobrepor: ao contrário dos modelos de embutir, o spot de sobrepor é inserido na superfície do teto ou da parede, não precisando de um buraco para isso
LED: é o tipo de spot que utiliza a tecnologia de LED, que dentre suas características tem a economia de energia e vida útil longa.
Quando o assunto é iluminação, a versatilidade toma conta. Você pode criar combinações e montagens diferentes com os trilhos e spots.
Em um trilho você pode colocar quantos spots desejar, contudo, em um certo ponto o bom senso é válido, já que muitas peças juntas podem prejudicar o visual, por exemplo.
O bacana é que você pode comprar um trilho com spot completo (a lâmpada é comprada separadamente) ou pode adquirir tanto um quanto outro separadamente, montando conforme sua demanda e gosto.
A quantidade de spots necessários em um local depende da potência (W) e fluxo luminoso (lúmens) da lâmpada. Como já mencionamos, o spot tem como finalidade iluminar objetos ou pontos específicos de um espaço, não sendo comum seu uso para garantir a luz total.
De qualquer forma, é possível fazer um cálculo para criar uma estimativa da luminosidade necessária para um ambiente no todo ou apenas uma parte.
Para isso, você precisa saber o tipo da lâmpada, a quantidade de lúmens/Watts e quantos m² tem o espaço. Abaixo listamos os principais modelos de lâmpadas e uma média de lúmens/Watt de cada uma.
Incandescente: 15 Lúmens/Watts (em média)
Halógena: 20 Lúmens/Watts (em média)
Fluorescente: 60 Lúmens/Watts (em média)
LED: 90 Lúmens/Watts (em média).
Agora, suponhamos que você queira iluminar sua cozinha e ela tem 10 m². Primeiro você precisa calcular a quantidade de lúmens, para depois descobrir o número de lâmpadas necessárias para todo o local. Além disso, você optou pelo spot com lâmpada de LED e a potência da lâmpada escolhida é 15W.
Nesse sentido, multiplique a quantidade de lúmens/Watt que corresponde a lâmpada de LED pelo número de Watt para saber quantos lúmens essa lâmpada emite.
90 (lúmens/Watt) x 15 (Watt) = 1.350 lúmens
Agora, para saber a quantidade total de lúmens necessários para clarear a cozinha, multiplique o tamanho da cozinha pela quantidade de lúmens em uma lâmpada de LED.
10 m² x 1.350 (lúmens) = 13.500 lúmens
Então, se para iluminar a cozinha toda são necessários 13.500 lúmens, para saber a quantidade de lâmpadas necessárias, basta dividir esse valor pelo valor de lúmens de uma lâmpada.
13.500 / 1.350 = 10 lâmpadas de LED de 15W.
O cômodo e a decoração são os primeiros aspectos a serem avaliados para que a escolha dos spots seja eficaz. Móveis e itens decorativos, estilo vintage, pedem modelos de spot mais arredondados, com luz amarela e em cores discretas, por exemplo.
Agora, se o ambiente é mais movimentado e conta com elementos modernos na decoração, uma boa escolha pode ser o spot de luz de sobrepor quadrado com lâmpada branca fria.
Você pode também avaliar as opções de spots conforme o material. Dentre os mais utilizados podemos citar o metal, o plástico, o alumínio e o vidro.
O metal se destaca pela durabilidade e pelo visual, assim como o alumínio. As opções em plástico, dependendo da formulação do material, também são resistentes e bonitas. O vidro tem seu charme, mas dependendo do estilo pode ser muito frágil e pouco prático de limpar.
É interessante verificar os prós e contras de cada um, atrelado aos outros critérios, para ter clareza do mais adequado para sua necessidade.
Outro aspecto a ser considerado é a temperatura da cor/luz. Existem três tipos: a luz amarela (quente), a luz branca (fria) e a luz neutra. A luz amarela contribuiu para a criação de um local calmo, tranquilo e acolhedor; a luz branca favorece uma atmosfera mais ágil e energizante e a luz neutra colabora para um espaço mais criativo.
E claro, não esqueça da cor do spot. Cores básicas como preto e branco são certeiras em praticamente todas as composições de design. Mas, você pode ir além. Existem outras cores que podem agregar ao ambiente, desde que usadas com cautela, como os spots nas cores vermelho, amarelo e laranja, por exemplo.
Na dúvida, considere o layout do espaço e as cores já presentes, assim fica mais fácil definir se você quer que os spots sejam o foco ou não.
O spot para sala pode acompanhar a decoração. Você pode instalar em locais estratégicos como para clarear um quadro, uma planta ou mesmo a televisão.
Quando desejar uma iluminação sutil, como na TV, os modelos de spot de embutir são bacanas. Já no caso de uma folhagem ou quadro, os spots direcionáveis ganham destaque assim como o objeto iluminado.
A cozinha é um ambiente que precisa de luminosidade e o interessante é manter uma fonte principal de luz, com outras luzes secundárias para dar um charme ao cômodo.
Como luz central, uma boa dica é optar por algum modelo de lustre ou pendente, já para os demais móveis e elementos decorativos, os spots de embutir podem garantir claridade e elegância para a cozinha.
Os spots por si só são uma ótima escolha para este cômodo, já que há alguns locais que precisam de foco como a pia e o chuveiro. Tanto as opções de embutir, como de sobrepor são interessantes devido ao fluxo luminoso direcionado.
Por ser um espaço que demanda claridade, vale a pena investir também em uma fonte de luz central. Os painéis de LED são uma ótima possibilidade para compor esse local junto aos spots.
Além disso, os spots com luz neutra ou fria são modelos válidos para a pia, pelo fato de algumas atividades serem realizadas, como escovar o cabelo e os dentes, se maquiar, etc.
Já para o box, você pode apostar em um spot de embutir com luz amarela ou branco quente, com o intuito de criar um ambiente mais aconchegante para o banho.
É muito comum usar apenas uma luz principal neste espaço, mas isso não precisa ser a regra. Você pode explorar a criatividade ao utilizar spots no quarto, clareando as mesas de cabeceira, a pintura da parede, quadros ou algum outro objeto de decoração que merece destaque.
Os spots de embutir podem ser usados acima da cama e das mesas de cabeceira, assim criam o feixe de luz sem tirar o foco desses itens. Já os spots para quarto de sobrepor podem ser utilizados para iluminar um quadro ou elementos da decoração.
Aposte nas cores brancas e frias nos spots para as mesas de cabeceira e nos casos em que for usar para valorizar um objeto, a luz quente se torna mais acolhedora.
Diante de tantos modelos e agora que você já sabe como avaliar os spots, não deixe de conferir todas as nossas opções!